Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2594
Título: REQE - uma detodologia para medição da qualidade de aplicações Web na fase de requisitos
Autor(es): Pessoa Costa Reis, Tiago
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Software
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pessoa Costa Reis, Tiago; Freire Brelaz de Castro, Jaelson. REQE - uma detodologia para medição da qualidade de aplicações Web na fase de requisitos. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O desenvolvimento de aplicações na internet tornou-se uma prática na comunidade de Tecnologia da Informação. As metodologias de desenvolvimento devidamente reconhecidas pela comunidade muitas vezes não são utilizadas. De forma análoga, os modelos de processo e metodologias de avaliação que promovem a compreensão e a melhora na qualidade desses projetos também não são adotados. Esta ausência de processos acarreta práticas de desenvolvimento ad hoc, prejudicando tanto as previsões de custo e tempo, quanto à qualidade do produto final. Com o intuito de melhorar esse cenário é necessário investir em qualidade. Contudo, não podemos medir o que não podemos compreender, bem como não é possível medir o que não podemos controlar. Também não podemos melhorar um software, a menos que possamos medi-lo. Avaliar é medir. Por meio da medição é possível analisar e compreender o que está errado ou ausente. Neste contexto, esta dissertação propõe uma metodologia baseada na Engenharia de Requisitos para avaliar a qualidade de aplicações Web As metodologias de avaliação de qualidade de aplicações Web em geral efetuam as medições dos produtos nas fases finais do processo de desenvolvimento. A principal contribuição desta pesquisa é a metodologia REQE (Requirements Engineering Quality Evaluation), que visa antecipar esta avaliação. Como esta metodologia se propõe a avaliar a qualidade de aplicações Web numa fase inicial do processo de desenvolvimento, temos como benefício a possibilidade de descobrir erros de uma forma antecipada. A partir de um documento de requisitos bem elaborado algumas características do sistema em desenvolvimento já podem ser previamente identificadas e avaliadas. À medida que os erros são identificados, tem-se a possibilidade de corrigi-los. Portanto, o objetivo da metodologia proposta é além de avaliar a qualidade de aplicações Web na fase de requisitos, contribuir com a construção de produtos de melhor qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2594
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5168_1.pdf1,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.