Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25786
Comparte esta pagina
Título : | Redes de transporte coletivo e eficiência físico-operacional: o corredor Abdias de Carvalho |
Autor : | COSTA, Maria de Fátima Gusmão da |
Palabras clave : | Engenharia Civil; Transporte Coletivo; Interface territorial; Solo Urbano; Sistema de transporte |
Fecha de publicación : | 29-feb-2012 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta dissertação objetiva conhecer as variáveis de interesse da relação rede-território que atuam no processo de crescimento das cidades metropolitanas do Século XXI, partindo do pressuposto fundamental da Geografia do Transporte: o transporte como o elemento central na estruturação do espaço urbano. Sob o enfoque geográfico e dialético, tais variáveis apresentam-se como interface territorial determinante do poder estruturador das redes de transporte coletivo e dizem respeito a sua eficiência físico-operacional nas dinâmicas urbanas de corredores teoricamente desconectados e excluídos de sua rede de mobilidade. Com ênfase no Sistema Estrutural Integrado (SEI), este estudo empírico situa o Corredor Abdias de Carvalho no contexto da Região Metropolitana do Recife (RMR), onde se investiga: (i) sua eficiência físico-operacional, em termos de tempo-resposta e métricas dos percursos; e (ii) o grau de atratividade do uso e ocupação do solo urbano, em termos de conectividade, fluxo e amplitude espacial. As reflexões apóiam-se na complementaridade de métodos qualitativos e quantitativos com base na teoria do Materialismo Histórico-Dialético e no Modelo Inferencial de Eficiência desenvolvido por Cordeiro (2012). Os resultados desta pesquisa indicam haver uma sinergia fortemente negativa da dialética rede-território no Corredor Abdias de Carvalho, pela ausência/deficiência do poder estruturador da rede SEI na organização de suas atividades e funções urbanas, embora mostrem sua real capacidade físico-operacional para operar como um corredor de transporte de sua rede estrutural integrada. |
Descripción : | DOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BRASILEIRO, Anísio. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25786 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria de Fátima Gusmão da Costa.pdf | 8,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons