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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25515
Title: Proximidades e distanciamentos de uma formação reflexiva: um estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício
Authors: FERRAZ, Roselane Duarte
Keywords: Professores - Formação; Prática de ensino; Educação de crianças; Ensino fundamental; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 20-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A pesquisa Proximidades e Distanciamentos de uma Formação Reflexiva: um estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício teve como objetivo analisar como os formadores de professores, mediante as relações estabelecidas com os demais sujeitos do processo formativo, promovem práticas docentes que expressam uma formação reflexiva. Tomou como foco as práticas docentes dos formadores de professores, desenvolvidas na turma de Itapetinga, do curso de Pedagogia com ênfase na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, instituído pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga. Pelas características do objetivo pretendido e na singularidade que configura o objeto investigativo, realizou-se um estudo de caso qualitativo. Para a coleta de dados, foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, a análise documental, a observação participante e as entrevistas. Para organizar e analisar os dados, utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2010) e Vala (2014), optando pela técnica da análise temática, que permitiu a constituição das categorias empíricas. O marco teórico possibilitou traçar categorias teóricas, tais como: Formação do Profissional da Docência; Formação Inicial dos Professores em Exercício; Prática Pedagógica e Prática Docente; Política Pública de Formação de Professores. O estudo revelou que, no contexto da formação para professores em exercício, promover situações de ensino de caráter problematizador inspira, para os sujeitos desse processo, a criação de diversas possibilidades de compreensão da realidade social do ensino e a elaboração, se necessário, de alternativas de intervenções. Neste trabalho, pôde-se constatar que a formação superior para professores em exercício caracteriza-se por seu caráter híbrido, não só em relação à concepção de formação em exercício, como, também, em relação à concepção da formação prático-reflexiva. Mesmo reconhecendo a ênfase atribuída à reflexão sobre a prática, não há como afirmar que essa proposta esteja, genuinamente, fundamentada na racionalidade prático-reflexiva, pois nas relações entre as dimensões que constituem as práticas pedagógicas, evidenciam-se situações de ensino ambivalentes, impregnadas por concepções diversificadas, tais como a valorização dos saberes teóricos e dos saberes práticos; a proposição de intervenções pedagógicas para o domínio curricular e para a reflexão sobre as práticas escolares e docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25515
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

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