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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25490
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Título : | O papel da Universidade no desenvolvimento de tecnologias sociais: um estudo de caso na UFPE |
Autor : | DIAS, Leidijane da Silva |
Palabras clave : | Desenvolvimento social; Universidades e faculdades públicas; Ensino superior - Pesquisa |
Fecha de publicación : | 29-ago-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação estabeleceu, em seu Plano de Ação, a destinação dos recursos aos programas, a partir de quatro eixos. Destaca-se o eixo referente à Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social, pois é nesta perspectiva que se inserem as Tecnologias Sociais (TSs), objeto de estudo desta pesquisa. Como a universidade pública é espaço de produção de CT&I, exercendo papel fundamental na disseminação dessas tecnologias — que promovem inclusão, transformação social e melhoria da qualidade de vida da sociedade —, esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no desenvolvimento de TSs. Realizou-se um estudo qualitativo, utilizando o método de estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, adotando as técnicas de pesquisa documental, entrevista narrativa e observação. Na pesquisa documental foram selecionadas nove experiências de TSs da UFPE, sendo três unidades organizacionais, três projetos de pesquisa e três projetos de extensão. Posteriormente, docentes da Instituição, representantes das propostas selecionadas, foram entrevistados para explicar as ações e apresentar sua visão sobre o papel da UFPE no desenvolvimento de TSs. As experiências foram contextualizadas e suas características analisadas a partir das dimensões e indicadores da “Metodologia de Análise das TSs”, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS). O estudo mostrou que essas tecnologias resultam da integração do conhecimento técnico-científico com o saber popular e ressalta a importância da indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, especialmente no tocante à participação da Universidade junto à sociedade civil organizada que, em parceria com o Estado podem estabelecer políticas públicas, tendo nas TSs um componente forte para o desenvolvimento social. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25490 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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