Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25400
Compartilhe esta página
Título: | O bullying nas aulas de educação física escolar |
Autor(es): | VASCONCELOS, Edson Felix de |
Palavras-chave: | Bullying; Educação Física – estudo e ensino |
Data do documento: | 6-Ago-2018 |
Citação: | VASCONCELOS, E. F. |
Abstract: | O fenômeno Bullying é um dos mais discutidos temas em todo o mundo, o que desperta crescente interesse para os próprios alunos, pais, profissionais de educação e da saúde, e outros. Diversos estudos, publicações, ideias, opiniões, sugestões surgem com o objetivo de explicar o fenômeno e os motivos que leva o indivíduo ou grupo a agir de forma deliberada, e muitas vezes, tão cruel. Essa problemática é cruel, epidêmica e prejudica as relações humanas, e está se alastrando pela escola, onde a diversidade dos sujeitos fica exposta, tornando causa de preocupação para pais, professores e os próprios alunos. O objetivo do estudo foi verificar os problemas e consequências do Bullying nas aulas de educação física. Na metodologia foram utilizadas como método uma coleta de dados, com pesquisa de periódicos publicados nas bases de dados: Pubmed, Scielo, Google e em sites correlacionados. Foram selecionados artigos encontrados com resumo e texto completo, disponíveis em meio eletrônico na língua portuguesa, inglesa e em espanhol. A palavra-chave utilizada na busca dos artigos foi “Bullying ,“escola” e “Educação Física”. Foram excluídos da pesquisa os trabalhos que apresentaram informações que não se enquadravam no objetivo do trabalho. E foram incluídos na coleta de dados, aqueles que além de possuir informações condizentes com o tema do trabalho, se encontrem entre os anos de publicação de 2005 a 2015. Os resultados obtidos a partir desse trabalho foram com base em 28 artigos científicos, sendo 01 da LILACS, 02 MEDLINE, 04 PUBMED, 12 SCIELO e 09 em sites correlacionados, os quais estavam mais adequados com o assunto abordado no trabalho. Achados científicos comprovam que algumas intervenções de prevenções nas escolas contribuem diretamente na redução e do controle do bullying no âmbito escolar, podendo assim também evitar problemas psicossociais dos alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que se faz necessário, que as escolas adotem estratégias de prevenção para identificar e reduzir os indicie de bullying, ,juntamente com todo o corpo docente e discente das escolas, pois como foi possível observar esse problema acarreta diversos prejuízos no rendimento escolar e psicossocial do aluno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25400 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS, Edson Félix.pdf | 745,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons