Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25400
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORTO, Solange Maria Magalhães da Silva | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Edson Felix de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T17:42:02Z | - |
dc.date.available | 2018-08-06T17:42:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2015-07-09 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, E. F. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25400 | - |
dc.description.abstract | O fenômeno Bullying é um dos mais discutidos temas em todo o mundo, o que desperta crescente interesse para os próprios alunos, pais, profissionais de educação e da saúde, e outros. Diversos estudos, publicações, ideias, opiniões, sugestões surgem com o objetivo de explicar o fenômeno e os motivos que leva o indivíduo ou grupo a agir de forma deliberada, e muitas vezes, tão cruel. Essa problemática é cruel, epidêmica e prejudica as relações humanas, e está se alastrando pela escola, onde a diversidade dos sujeitos fica exposta, tornando causa de preocupação para pais, professores e os próprios alunos. O objetivo do estudo foi verificar os problemas e consequências do Bullying nas aulas de educação física. Na metodologia foram utilizadas como método uma coleta de dados, com pesquisa de periódicos publicados nas bases de dados: Pubmed, Scielo, Google e em sites correlacionados. Foram selecionados artigos encontrados com resumo e texto completo, disponíveis em meio eletrônico na língua portuguesa, inglesa e em espanhol. A palavra-chave utilizada na busca dos artigos foi “Bullying ,“escola” e “Educação Física”. Foram excluídos da pesquisa os trabalhos que apresentaram informações que não se enquadravam no objetivo do trabalho. E foram incluídos na coleta de dados, aqueles que além de possuir informações condizentes com o tema do trabalho, se encontrem entre os anos de publicação de 2005 a 2015. Os resultados obtidos a partir desse trabalho foram com base em 28 artigos científicos, sendo 01 da LILACS, 02 MEDLINE, 04 PUBMED, 12 SCIELO e 09 em sites correlacionados, os quais estavam mais adequados com o assunto abordado no trabalho. Achados científicos comprovam que algumas intervenções de prevenções nas escolas contribuem diretamente na redução e do controle do bullying no âmbito escolar, podendo assim também evitar problemas psicossociais dos alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que se faz necessário, que as escolas adotem estratégias de prevenção para identificar e reduzir os indicie de bullying, ,juntamente com todo o corpo docente e discente das escolas, pois como foi possível observar esse problema acarreta diversos prejuízos no rendimento escolar e psicossocial do aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Educação Física – estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O bullying nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731916D1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Bullying phenomenon is one of the most discussed topics in the world, which awakens growing interest for the students themselves, parents, education and health professionals, and others. Several studies, publications, ideas, opinions, suggestions arise in order to explain the phenomenon and the reasons that leads the individual or group acting deliberately, and often cruel. This problem is cruel, epidemic and harms human relationships, and is spreading by the school, where the diversity of the subjects is exposed, becoming a cause of concern for parents, teachers and the students themselves. The objectives were to investigate the problems and consequences of Bullying in physical education classes. Methodology were used as method a collection of data, with periodic research published in the databases: Pubmed, Scielo, and Google related sites. They selected items found with abstract and full text available electronically in English, Portuguese and Spanish. The keyword used in the search for articles was "Bullying," school "and" Physical Education ". The survey were excluded from the jobs provided information that did not fit the purpose of the work. And they were included in the data collection, those who in addition to having information consistent with the theme of work, comes in between the years of publication from 2005 to 2015. To conduct this course conclusion work were used 28 scientific articles, 01 of LILACS, 02 MEDLINE, PUBMED 04, 12 and 09 SCIELO from related sites, which were more suited to the subject matter at work. Scientific findings show that some interventions of prevention in schools contribute directly to the reduction and control of bullying in schools and can thus also prevent psychosocial problems of the students. Final Thoughts: The results of this study show that it is necessary that schools adopt prevention strategies to identify and reduce bullying indict, along with all the faculty and students of the schools, because as we observed this problem involves many losses in educational and psychosocial student achievement. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS, Edson Félix.pdf | 745,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons