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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25393
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Título: | Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear |
Autor(es): | MONTEIRO, Clarice Gomes |
Palavras-chave: | Criança; Implante coclear; Linguagem; Educação |
Data do documento: | 1-Fev-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Os estudos sobre o desempenho escolar de crianças usuárias de implante coclear são recentes e ainda não esclarecem quais os mecanismos utilizados pelo usuário deste dispositivo para apropriar-se da leitura e escrita. Este estudo teve como objetivo investigar as habilidades linguísticas e metalinguísticas envolvidas na aquisição da leitura e escrita nesta população. Para tal, foi realizado um estudo de caso com quatro crianças de ambos os sexos, na faixa etária entre cinco anos e seis meses a onze anos e quatro meses, usuárias do dispositivo há pelo menos dois anos. Para caracterização da amostra, foi aplicado um questionário socioeducacional e testes para categorização de linguagem e audição. Foram realizadas avaliações das habilidades linguísticas - fonologia, vocabulário e nomeação rápida; metalinguísticas - consciência fonológica e sintática, além da avaliação da leitura e escrita. Os resultados das habilidades linguísticas mostraram desempenhos adequados nas tarefas de fonologia e nomeação rápida. Na de vocabulário somente duas crianças atingiram desempenho adequado para os padrões do teste. Duas crianças tiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas e na avaliação da escrita. Dessas, apenas uma conseguiu realizar todo o protocolo de leitura. Na escrita, uma criança não apresentou respostas adequadas para série e idade. Conclui-se que apenas as crianças que obtiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas foram capazes de realizar com sucesso a avaliação da escrita. O baixo desempenho nas habilidades metalinguísticas pode ter sido influenciado, também, por fatores socioeducacionais, devendo-se, portanto, considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25393 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
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