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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25393

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDEIRO, Ana Augusta de Andrade-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Clarice Gomes-
dc.date.accessioned2018-08-03T22:21:40Z-
dc.date.available2018-08-03T22:21:40Z-
dc.date.issued2016-02-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25393-
dc.description.abstractOs estudos sobre o desempenho escolar de crianças usuárias de implante coclear são recentes e ainda não esclarecem quais os mecanismos utilizados pelo usuário deste dispositivo para apropriar-se da leitura e escrita. Este estudo teve como objetivo investigar as habilidades linguísticas e metalinguísticas envolvidas na aquisição da leitura e escrita nesta população. Para tal, foi realizado um estudo de caso com quatro crianças de ambos os sexos, na faixa etária entre cinco anos e seis meses a onze anos e quatro meses, usuárias do dispositivo há pelo menos dois anos. Para caracterização da amostra, foi aplicado um questionário socioeducacional e testes para categorização de linguagem e audição. Foram realizadas avaliações das habilidades linguísticas - fonologia, vocabulário e nomeação rápida; metalinguísticas - consciência fonológica e sintática, além da avaliação da leitura e escrita. Os resultados das habilidades linguísticas mostraram desempenhos adequados nas tarefas de fonologia e nomeação rápida. Na de vocabulário somente duas crianças atingiram desempenho adequado para os padrões do teste. Duas crianças tiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas e na avaliação da escrita. Dessas, apenas uma conseguiu realizar todo o protocolo de leitura. Na escrita, uma criança não apresentou respostas adequadas para série e idade. Conclui-se que apenas as crianças que obtiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas foram capazes de realizar com sucesso a avaliação da escrita. O baixo desempenho nas habilidades metalinguísticas pode ter sido influenciado, também, por fatores socioeducacionais, devendo-se, portanto, considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectImplante coclearpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHabilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclearpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coQUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0943696167681327pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5574376498697486pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxStudies on the school performance of children with cochlear implants are recent and not yet clarify the mechanisms used by the user of this device to appropriate reading and writing. This study aimed to investigate the linguistic and metalinguistic skills involved in the acquisition of reading and writing in this sample. To this end, a case study was performed with four children of both sexes, aged between five years and six months to eleven years and four months, device users for at least two years. To characterize the sample, one social and educational questionnaire and tests for categorizing language and hearing was applied. assessments of language skills were held - phonology, vocabulary and rapid naming, and meta-linguistic - phonological and syntactic awareness and reading and writing. The results of language skills shown adequate performance in the tasks of phonology and rapid naming. In the vocabulary only two children achieved adequate performance for the test patterns. Only two children had satisfactory performance in the metalinguistic skills and writing assessment. Of these, only one could perform all reading protocol. In writing, only one child did not provide adequate answers to number and age. It is concluded that only children who achieved satisfactory performance on metalinguistic skills were able to carry out the assessment of writing successfully. The poor performance in the metalinguistic skills may have been influenced also by social and educational factors, and should be, therefore, consider the child's life context and educational experiences in the family and school.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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