Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535
Título: Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
Autor(es): Leal de Melo Daltia, Marcio
Palavras-chave: Geração automática de ritmo;Violão;Bossa nova;Raciocínio baseado em casos;Raciocínio baseado em regras
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Leal de Melo Daltia, Marcio; Lisboa Ramalho, Geber. Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Apesar de seu potencial uso em programas de acompanhamento e composição musicais, a geração automática de ritmo não tem sido muito discutida na literatura de computação musical. Essa tarefa é bastante difícil de modelar devido ao pouco conhecimento formal sobre essa dimensão musical: os músicos explicam suas escolhas rítmicas em alto nível, a partir de critérios abstratos como swing, por exemplo, não sendo capazes de fornecer regras objetivas que elucidem suas decisões em granularidade de notas. Além disso, ao contrário de tarefas como a geração de harmonia, que são facilitadas pela disponibilidade de uma extensa bibliografia em teoria musical, pouco existe sobre ritmos como acompanhamento. De fato, a própria literatura disponível deixa a entender que essa dimensão musical é mais associada à subjetividade. Este trabalho apresenta um sistema que gera acompanhamento rítmico para violão automaticamente. Para minimizar os efeitos da dificuldade de formalização do conhecimento, o sistema faz uso de uma abordagem bastante natural em música, o reuso contextualizado de padrões rítmicos encontrados em performances de músicos de renome. Para isso, foram combinadas duas técnicas de inteligência artificial: raciocínio baseado em casos, para a modelagem da memória musical (associação de padrões rítmicos e o contexto onde devem ser usado) e raciocínio dedutivo baseado em regras, para associar intenções abstratas às características contextuais dos padrões. Como estudo de caso, foi desenvolvido o Cyber-João, um programa capaz de gerar acompanhamento rítmico para Bossa Nova encadeando e adaptando padrões rítmicos encontrados em gravações clássicas de João Gilberto. Por fim, o modelo do Cyber-João foi comparado empiricamente com algumas outras abordagens implementadas para a resolução do problema, demonstrando um desempenho bastante satisfatório
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4827_1.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.