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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lisboa Ramalho, Geber | pt_BR |
| dc.contributor.author | Leal de Melo Daltia, Marcio | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:59:04Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T15:59:04Z | - |
| dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Leal de Melo Daltia, Marcio; Lisboa Ramalho, Geber. Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535 | - |
| dc.description.abstract | Apesar de seu potencial uso em programas de acompanhamento e composição musicais, a geração automática de ritmo não tem sido muito discutida na literatura de computação musical. Essa tarefa é bastante difícil de modelar devido ao pouco conhecimento formal sobre essa dimensão musical: os músicos explicam suas escolhas rítmicas em alto nível, a partir de critérios abstratos como swing, por exemplo, não sendo capazes de fornecer regras objetivas que elucidem suas decisões em granularidade de notas. Além disso, ao contrário de tarefas como a geração de harmonia, que são facilitadas pela disponibilidade de uma extensa bibliografia em teoria musical, pouco existe sobre ritmos como acompanhamento. De fato, a própria literatura disponível deixa a entender que essa dimensão musical é mais associada à subjetividade. Este trabalho apresenta um sistema que gera acompanhamento rítmico para violão automaticamente. Para minimizar os efeitos da dificuldade de formalização do conhecimento, o sistema faz uso de uma abordagem bastante natural em música, o reuso contextualizado de padrões rítmicos encontrados em performances de músicos de renome. Para isso, foram combinadas duas técnicas de inteligência artificial: raciocínio baseado em casos, para a modelagem da memória musical (associação de padrões rítmicos e o contexto onde devem ser usado) e raciocínio dedutivo baseado em regras, para associar intenções abstratas às características contextuais dos padrões. Como estudo de caso, foi desenvolvido o Cyber-João, um programa capaz de gerar acompanhamento rítmico para Bossa Nova encadeando e adaptando padrões rítmicos encontrados em gravações clássicas de João Gilberto. Por fim, o modelo do Cyber-João foi comparado empiricamente com algumas outras abordagens implementadas para a resolução do problema, demonstrando um desempenho bastante satisfatório | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Geração automática de ritmo | pt_BR |
| dc.subject | Violão | pt_BR |
| dc.subject | Bossa nova | pt_BR |
| dc.subject | Raciocínio baseado em casos | pt_BR |
| dc.subject | Raciocínio baseado em regras | pt_BR |
| dc.title | Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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