Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25313

Compartilhe esta página

Título: A cidade e o turismo: um estudo sobre o papel da atividade turística no empresariamento urbano de Lyon (França).
Autor(es): LEITE, Nathália Korossy
Palavras-chave: Turismo; Cidades; Gestão urbana; Empresariado urbano; Lyon, França
Data do documento: 23-Mar-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Diante da descentralização estatal e de dificuldades oriundas de um quadro de recessão econômica vivenciada a partir da década de 1970, os governos locais na Europa e Estados Unidos passaram a implementar ajustes em sua administração urbana capazes de os levar a uma atuação mais empreendedora e menos gerencialista. Surge assim o que Harvey denomina empresariamento urbano, isto é, um modelo de gestão e governança urbana que, independente do contexto político-partidário, pensa e produz a cidade como uma mercadoria capaz de atender às necessidades e expectativas de um público formado por investidores, empresas multinacionais, residentes de alto padrão e visitantes. Para tanto, novas atividades econômicas começam a ser estimuladas enquanto motor das cidades, incluindo atividades relacionadas a funções de comando e controle, ao mercado financeiro, ao setor imobiliário, aos serviços em geral e, especificamente, ao setor turístico. Partindo da ideia de que há uma rationale subjacente à promoção do turismo na cidade, buscou-se defender a tese de que a contribuição do turismo vai além da sua função econômica propriamente dita. Assim, acreditando que o turismo é utilizado pelos agentes públicos locais como um instrumento do empresariamento urbano, a presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma o desenvolvimento do turismo se insere na dinâmica das ações públicas para o empresariamento das cidades. A fim de comprovar a tese levantada, analisou-se o caso da cidade francesa de Lyon, cuja gestão urbana empreendedorista se tornou um modelo de notório reconhecimento no cenário francês e internacional. Como principal resultado, constatou-se que o turismo é empregado pelos agentes públicos locais como uma estratégia argumentativa para a construção de vantagens competitivas da cidade e enquanto um meio de difusão da cidade-mercadoria voltada não apenas para turistas, mas também empresas, investimentos e novos residentes.
Descrição: LEITE, Nathália Korossy, também é conhecida em citações bibliográficas por: KÖRÖSSY, Nathália
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25313
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Nathália Körössy Leite.pdf6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons