Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25313

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Suely Maria Ribeiro-
dc.contributor.authorLEITE, Nathália Korossy-
dc.date.accessioned2018-08-01T21:06:47Z-
dc.date.available2018-08-01T21:06:47Z-
dc.date.issued2017-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25313-
dc.descriptionLEITE, Nathália Korossy, também é conhecida em citações bibliográficas por: KÖRÖSSY, Natháliapt_BR
dc.description.abstractDiante da descentralização estatal e de dificuldades oriundas de um quadro de recessão econômica vivenciada a partir da década de 1970, os governos locais na Europa e Estados Unidos passaram a implementar ajustes em sua administração urbana capazes de os levar a uma atuação mais empreendedora e menos gerencialista. Surge assim o que Harvey denomina empresariamento urbano, isto é, um modelo de gestão e governança urbana que, independente do contexto político-partidário, pensa e produz a cidade como uma mercadoria capaz de atender às necessidades e expectativas de um público formado por investidores, empresas multinacionais, residentes de alto padrão e visitantes. Para tanto, novas atividades econômicas começam a ser estimuladas enquanto motor das cidades, incluindo atividades relacionadas a funções de comando e controle, ao mercado financeiro, ao setor imobiliário, aos serviços em geral e, especificamente, ao setor turístico. Partindo da ideia de que há uma rationale subjacente à promoção do turismo na cidade, buscou-se defender a tese de que a contribuição do turismo vai além da sua função econômica propriamente dita. Assim, acreditando que o turismo é utilizado pelos agentes públicos locais como um instrumento do empresariamento urbano, a presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma o desenvolvimento do turismo se insere na dinâmica das ações públicas para o empresariamento das cidades. A fim de comprovar a tese levantada, analisou-se o caso da cidade francesa de Lyon, cuja gestão urbana empreendedorista se tornou um modelo de notório reconhecimento no cenário francês e internacional. Como principal resultado, constatou-se que o turismo é empregado pelos agentes públicos locais como uma estratégia argumentativa para a construção de vantagens competitivas da cidade e enquanto um meio de difusão da cidade-mercadoria voltada não apenas para turistas, mas também empresas, investimentos e novos residentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectGestão urbanapt_BR
dc.subjectEmpresariado urbanopt_BR
dc.subjectLyon, Françapt_BR
dc.titleA cidade e o turismo: um estudo sobre o papel da atividade turística no empresariamento urbano de Lyon (França).pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1080452960843259pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7423395099801925pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxFaced with the state decentralization and difficulties arising from a scenario of economic recession experienced since the 1970s, local governments in Europe and the United States began to implement adjustments in their urban administration capable of leading them to a more entrepreneurial and less managerialist performance. It arises what Harvey calls urban entrepreneurialism, that is, a model of urban governance that, independent of the politicalpartisan context, thinks and produces the city as commodity capable of meeting the needs and expectations of a public formed by investors, multinational companies, high standard residents and visitors. In order to accomplish that, new economic activities are stimulated as motor of the cities, including activities related to command and control functions, thefinancial market, the real estate sector, services in general and specifically the tourism sector. Starting from the idea that there is a rationale underlying the promotion of tourism in the city, it defends the thesis that the contribution of tourism goes beyond its economic function as such. Thus, believing that tourism is used by local public agents as an instrument of urban entrepreneurialism, this research aimed to analyze how the development of tourism is part of the dynamics of public actions for entrepreneurship of cities. In order to prove the thesis, the case of the French city of Lyon was analyzed, whose entrepreneurial urban management has become a notorious in the French and the international scene. As main result, it was verified that tourism is employed by local public agents as an argumentative strategy for the construction of competitive advantages of the city and as a mean of spreading of the “commodity city” not only for tourists, but also to companies, potential investors and new residents.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Nathália Körössy Leite.pdf6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons