Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25275

Share on

Title: Produção de um modelo anatômico didático com descrição em braille para estudantes cegos
Authors: RODRIGUES, Shalon Judá
Keywords: Ciências - Educação; Pessoas com Deficiência Visual; Modelo didático
Issue Date: 30-Jul-2018
Citation: RODRIGUES, S. J.
Abstract: Pessoa com Deficiência é aquela que possui algum impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual pode dificultar a sua relação na sociedade em condições de igualdade com outras pessoas. Muitos dos conteúdos da Biologia são de difícil compreensão conceitual e que necessita de recursos para promover a aprendizagem dos estudantes como os modelos didáticos, que são confeccionadas por meio de um material concreto, podendo tornar-se uma representação de partes ou de estruturas biológicas. A pesquisa teve como objetivo confeccionar um modelo didático inclusivo para ser utilizado nas aulas de Anatomia Humana, como um recurso para a abordagem de conteúdos biológicos para deficientes visuais. O percurso metodológico deteve uma abordagem qualitativa e quantitativa, possibilitando inicialmente, a captação de informações de docentes e discentes da área da anatomia sobre as peças anatômicas utilizadas nas aulas de Biologia. A partir dessas informações, confeccionamos um modelo didático intitulado de “Cérebro Humano” para estudantes cegos. O uso de modelos didáticos artesanais com foco na inclusão representa uma alternativa promissora, pois permite que os alunos ao tocarem no material sintam os “elementos” constitutivos de uma determinada estrutura anatômica, podendo acompanhar juntamente com a fala do professor, os elementos destacados por ele, na abordagem do conteúdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25275
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGUES, Shalon Judá.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons