Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25275

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Shalon Judá-
dc.date.accessioned2018-07-30T18:38:46Z-
dc.date.available2018-07-30T18:38:46Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2016-07-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, S. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25275-
dc.description.abstractPessoa com Deficiência é aquela que possui algum impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual pode dificultar a sua relação na sociedade em condições de igualdade com outras pessoas. Muitos dos conteúdos da Biologia são de difícil compreensão conceitual e que necessita de recursos para promover a aprendizagem dos estudantes como os modelos didáticos, que são confeccionadas por meio de um material concreto, podendo tornar-se uma representação de partes ou de estruturas biológicas. A pesquisa teve como objetivo confeccionar um modelo didático inclusivo para ser utilizado nas aulas de Anatomia Humana, como um recurso para a abordagem de conteúdos biológicos para deficientes visuais. O percurso metodológico deteve uma abordagem qualitativa e quantitativa, possibilitando inicialmente, a captação de informações de docentes e discentes da área da anatomia sobre as peças anatômicas utilizadas nas aulas de Biologia. A partir dessas informações, confeccionamos um modelo didático intitulado de “Cérebro Humano” para estudantes cegos. O uso de modelos didáticos artesanais com foco na inclusão representa uma alternativa promissora, pois permite que os alunos ao tocarem no material sintam os “elementos” constitutivos de uma determinada estrutura anatômica, podendo acompanhar juntamente com a fala do professor, os elementos destacados por ele, na abordagem do conteúdo.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências - Educaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência Visualpt_BR
dc.subjectModelo didáticopt_BR
dc.titleProdução de um modelo anatômico didático com descrição em braille para estudantes cegospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxDisabled person is one who has any impediment physical, mental, intellectual or sensory impairments which may hinder their relationship in society on an equal basis with others. Many of the Biology content are difficult conceptual understanding and needs resources to promote student learning as teaching models, which are made by means of a concrete material and can become a representation of parties or biological structures. The research aimed to fabricate a didactic model inclusivist to be used in the classes of Anatomy, as a resource for addressing biological content for the visually impaired. The methodological approach stopped a qualitative and quantitative approach, enabling initially capturing information of teachers and students of the anatomy of the area on the anatomical parts used in biology classes. From this information, we made a didactic model "Human Brain" for students with visual impairment. The use of craft teaching models focused on inclusion is a promising alternative because it allows students to touch the material feel the "elements" constituting a particular anatomical structure and can follow along with the teacher's speech, members seconded by it in approaching the content.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, Shalon Judá.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons