Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25275
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Shalon Judá | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T18:38:46Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30T18:38:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2016-07-07 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, S. J. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25275 | - |
dc.description.abstract | Pessoa com Deficiência é aquela que possui algum impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual pode dificultar a sua relação na sociedade em condições de igualdade com outras pessoas. Muitos dos conteúdos da Biologia são de difícil compreensão conceitual e que necessita de recursos para promover a aprendizagem dos estudantes como os modelos didáticos, que são confeccionadas por meio de um material concreto, podendo tornar-se uma representação de partes ou de estruturas biológicas. A pesquisa teve como objetivo confeccionar um modelo didático inclusivo para ser utilizado nas aulas de Anatomia Humana, como um recurso para a abordagem de conteúdos biológicos para deficientes visuais. O percurso metodológico deteve uma abordagem qualitativa e quantitativa, possibilitando inicialmente, a captação de informações de docentes e discentes da área da anatomia sobre as peças anatômicas utilizadas nas aulas de Biologia. A partir dessas informações, confeccionamos um modelo didático intitulado de “Cérebro Humano” para estudantes cegos. O uso de modelos didáticos artesanais com foco na inclusão representa uma alternativa promissora, pois permite que os alunos ao tocarem no material sintam os “elementos” constitutivos de uma determinada estrutura anatômica, podendo acompanhar juntamente com a fala do professor, os elementos destacados por ele, na abordagem do conteúdo. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências - Educação | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com Deficiência Visual | pt_BR |
dc.subject | Modelo didático | pt_BR |
dc.title | Produção de um modelo anatômico didático com descrição em braille para estudantes cegos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Disabled person is one who has any impediment physical, mental, intellectual or sensory impairments which may hinder their relationship in society on an equal basis with others. Many of the Biology content are difficult conceptual understanding and needs resources to promote student learning as teaching models, which are made by means of a concrete material and can become a representation of parties or biological structures. The research aimed to fabricate a didactic model inclusivist to be used in the classes of Anatomy, as a resource for addressing biological content for the visually impaired. The methodological approach stopped a qualitative and quantitative approach, enabling initially capturing information of teachers and students of the anatomy of the area on the anatomical parts used in biology classes. From this information, we made a didactic model "Human Brain" for students with visual impairment. The use of craft teaching models focused on inclusion is a promising alternative because it allows students to touch the material feel the "elements" constituting a particular anatomical structure and can follow along with the teacher's speech, members seconded by it in approaching the content. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Shalon Judá.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons