Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25268
Comparte esta pagina
Título : | Perfil docente e utilização de estratégias no ensino de ciências em escolas de Vitória de Santo Antão e municípios adjacentes |
Autor : | AGUIAR, Geane Maria de |
Palabras clave : | Docentes; Disciplinas das Ciências Biológicas; Ciências - Educação |
Fecha de publicación : | 30-jul-2018 |
Citación : | AGUIAR, G. M. |
Resumen : | O Ensino de Ciência se destaca de todos os outros, uma vez que possibilita a interligação da realidade do sujeito a diversos fenômenos que os cercam. Tal relação pode ser desenvolvida através de estratégias diferenciadas, as quais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Apesar de sua importância, a utilização de estratégias durante as aulas, ainda permanecem escassas. Essa realidade vem sendo justificada por limitações e dificuldades enfrentadas pelos professores nos tempos atuais. Diante disto, o objetivo do trabalho foi caracterizar a utilização de estratégias diferenciadas no Ensino de Ciências, com o intuito de estabelecer uma relação com o perfil docente em escolas públicas de Vitória de Santo Antão e municípios adjacentes. O estudo foi desenvolvido em três escolas públicas do agreste e da Mata Sul de Pernambuco. A Escola Maria José de Medeiros, Escola Professora Jandira de Andrade Lima, e Escola Guiomar Krause Gonçalves. Os dados foram obtidos através de visitas exploratórias e de questionários direcionados aos professores de Ciências. Dentre as escolas analisadas, a escola Professora Jandira de Andrade Lima foi a mais equipada infraestruturalmente, e mesmo assim, 100% dos professores não executavam aulas práticas. Em contrapartida a Escola Guiomar Krause Gonçalves, a qual contava apenas com o espaço físico, desenvolvia diversas aulas diferenciadas. Com relação ao perfil docente, os dados não tiveram uma uniformidade precisa que justificasse a não realização de tais estratégias de ensino entre as escolas analisadas. Deste modo conclui-se que o uso de estratégias diferenciadas é um método educativo pouco utilizado pelos professores, e que a sua utilização depende muito do professor, independentemente da sua formação, tempo de ensino ou das condições infraestruturais disponibilizadas pelas escolas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25268 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGUIAR, Geane Maria de.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons