Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25268

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Katharine Raquel Pereira dos-
dc.contributor.authorAGUIAR, Geane Maria de-
dc.date.accessioned2018-07-30T18:06:35Z-
dc.date.available2018-07-30T18:06:35Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2016-07-06-
dc.identifier.citationAGUIAR, G. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25268-
dc.description.abstractO Ensino de Ciência se destaca de todos os outros, uma vez que possibilita a interligação da realidade do sujeito a diversos fenômenos que os cercam. Tal relação pode ser desenvolvida através de estratégias diferenciadas, as quais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Apesar de sua importância, a utilização de estratégias durante as aulas, ainda permanecem escassas. Essa realidade vem sendo justificada por limitações e dificuldades enfrentadas pelos professores nos tempos atuais. Diante disto, o objetivo do trabalho foi caracterizar a utilização de estratégias diferenciadas no Ensino de Ciências, com o intuito de estabelecer uma relação com o perfil docente em escolas públicas de Vitória de Santo Antão e municípios adjacentes. O estudo foi desenvolvido em três escolas públicas do agreste e da Mata Sul de Pernambuco. A Escola Maria José de Medeiros, Escola Professora Jandira de Andrade Lima, e Escola Guiomar Krause Gonçalves. Os dados foram obtidos através de visitas exploratórias e de questionários direcionados aos professores de Ciências. Dentre as escolas analisadas, a escola Professora Jandira de Andrade Lima foi a mais equipada infraestruturalmente, e mesmo assim, 100% dos professores não executavam aulas práticas. Em contrapartida a Escola Guiomar Krause Gonçalves, a qual contava apenas com o espaço físico, desenvolvia diversas aulas diferenciadas. Com relação ao perfil docente, os dados não tiveram uma uniformidade precisa que justificasse a não realização de tais estratégias de ensino entre as escolas analisadas. Deste modo conclui-se que o uso de estratégias diferenciadas é um método educativo pouco utilizado pelos professores, e que a sua utilização depende muito do professor, independentemente da sua formação, tempo de ensino ou das condições infraestruturais disponibilizadas pelas escolas.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectDisciplinas das Ciências Biológicaspt_BR
dc.subjectCiências - Educaçãopt_BR
dc.titlePerfil docente e utilização de estratégias no ensino de ciências em escolas de Vitória de Santo Antão e municípios adjacentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764037P6pt_BR
dc.description.abstractxThe Science Education stands out from all others, as it enables the interconnection of the reality of the subject to various phenomena that surround them. This relationship can be developed through different strategies, which contribute to the teaching-learning process. Despite its importance, the use of strategies during classes, remain scarce. This reality has been justified by limitations and difficulties faced by teachers in modern times. In view of this, the objective of this study was to characterize the use of different strategies in science education, in order to establish a relationship with the teacher profile in public schools of Vitória de Santo Antão and surrounding municipalities. The study was developed in three public schools in the wild and the South Mata of Pernambuco. The School Maria José de Medeiros, School Professora Jandira de Andrade Lima, and School Guiomar Krause Gonçalves. Data were obtained through exploratory visits and questionnaires targeted to science teachers. Among the analyzed schools, school Professora Jandira de Andrade Lima was the most equipped infraestruturalmente, and even then, 100% of teachers did not run practical classes. Conversely School Guiomar Krause Gonçalves, which had only the physical space, developed several different classes. With regard to teaching profile, the data did not have a uniformity need to justify the failure to carry out such teaching strategies among the analyzed schools. Thus it is concluded that the use of different strategies is somewhat educational method used by the teachers, and that its use depends largely on the teacher, regardless of their training, teaching time or infrastructural conditions provided by the schools.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AGUIAR, Geane Maria de.pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons