Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25197
Share on
Title: | Programa de educação financeira nas escolas de ensino médio: uma análise dos materiais propostos e sua relação com a matemática |
Authors: | SILVA, Inglid Teixeira da |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio); Matemática financeira; Educação financeira; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 7-Mar-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | No Brasil, a inclusão da Educação Financeira nas escolas foi impulsionada pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que propôs o Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio. Esta pesquisa analisou o material didático do programa e suas relações com a Matemática. Nas atividades dos livros do aluno identificou-se: conteúdos matemáticos necessários para resolução, ambientes de aprendizagem (SKOVSMOSE, 2000) e mensagens de educação financeira presentes. Na análise dos livros do professor identificou-se: relações com a Matemática e ambientes de aprendizagem que as orientações ao professor podem promover. Os resultados demonstram forte ligação da Matemática com a Educação Financeira no material didático dos alunos, porém esta relação não é evidenciada no livro do professor. As atividades dos livros do aluno apresentam potencial para o desenvolvimento dos ambientes de aprendizagem tendo como referência, principalmente, a realidade e cenários de investigação, entretanto, as orientações do livro do professor, em geral, não auxiliam a exploração dessas atividades. Assim, há necessidade de formação específica para o professor atuar com o Programa de Educação Financeira, de forma a estimular o melhor aproveitamento das atividades propostas, bem como atuar de forma interdisciplinar. Recomenda-se ainda, um olhar especial ao livro do professor para que de fato subsidie o docente em seu trabalho pedagógico visando a educação financeira dos estudantes, numa perspectiva crítica, autônoma e cidadã, devendo ser considerada na proposta a relação estreita observada com a matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25197 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Inglid Teixeira da Silva.pdf | 6,28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License