Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24847
Compartilhe esta página
Título: | Avaliação da escrita de alunos surdos bilíngues assistidos pelo atendimento educacional especializado |
Autor(es): | ALPINO, Luana de Lima |
Palavras-chave: | Surdez; Escrita; Avaliação. Fala |
Data do documento: | 27-Ago-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Sabendo das diferenças do processo de aprendizagem do ouvinte e do surdo bilíngue, são necessários instrumentos de avaliação que possam mensurar o aprendizado dos estudantes surdos considerando e valorizando sua cultura. O estudo objetivou investigar como é realizada a avaliação da escrita do surdo bilíngue pelo professor do Atendimento Educacional Especializado em instituições públicas de Maceió. Participaram da pesquisa 12 estudantes e quatro professoras. Os escolares tiveram a escrita avaliada por meio do Protocolo de Avaliação do Desempenho da Escrita de Palavras por Aprendizes Surdos – PADEPAS e de duas produções textuais, uma do gênero tira e outra sobre um curta metragem. As respectivas professoras foram entrevistadas sobre a escrita de seus alunos. As produções textuais foram analisadas a partir da teoria da interlíngua e as entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin. Todos os escolares tiveram baixos resultados no PADEPAS e nas produções textuais, sendo observado início do processo de aprendizagem do Português escrito. Sobre as entrevistas, quatro categorias temáticas emergiram: experiência do professor e as atividades corriqueiras de sala de aula como ferramentas para a avaliação da escrita; dificuldades adicionais dos alunos surdos que afetam o processo educativo; abordagem fonoaudiológica por meio da oralização e; utilização do PADEPAS como algo positivo. O estudo aponta a necessidade de reformulações de políticas educacionais, implantação de um bilinguismo efetivo e mais espaços de reflexão sobre o processo de aprendizagem do surdo e sobre a prática no atendimento educacional especializado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24847 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luana de Lima Alpino.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons