Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24847

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da escrita de alunos surdos bilíngues assistidos pelo atendimento educacional especializado
Autor(es): ALPINO, Luana de Lima
Palavras-chave: Surdez; Escrita; Avaliação. Fala
Data do documento: 27-Ago-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Sabendo das diferenças do processo de aprendizagem do ouvinte e do surdo bilíngue, são necessários instrumentos de avaliação que possam mensurar o aprendizado dos estudantes surdos considerando e valorizando sua cultura. O estudo objetivou investigar como é realizada a avaliação da escrita do surdo bilíngue pelo professor do Atendimento Educacional Especializado em instituições públicas de Maceió. Participaram da pesquisa 12 estudantes e quatro professoras. Os escolares tiveram a escrita avaliada por meio do Protocolo de Avaliação do Desempenho da Escrita de Palavras por Aprendizes Surdos – PADEPAS e de duas produções textuais, uma do gênero tira e outra sobre um curta metragem. As respectivas professoras foram entrevistadas sobre a escrita de seus alunos. As produções textuais foram analisadas a partir da teoria da interlíngua e as entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin. Todos os escolares tiveram baixos resultados no PADEPAS e nas produções textuais, sendo observado início do processo de aprendizagem do Português escrito. Sobre as entrevistas, quatro categorias temáticas emergiram: experiência do professor e as atividades corriqueiras de sala de aula como ferramentas para a avaliação da escrita; dificuldades adicionais dos alunos surdos que afetam o processo educativo; abordagem fonoaudiológica por meio da oralização e; utilização do PADEPAS como algo positivo. O estudo aponta a necessidade de reformulações de políticas educacionais, implantação de um bilinguismo efetivo e mais espaços de reflexão sobre o processo de aprendizagem do surdo e sobre a prática no atendimento educacional especializado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24847
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luana de Lima Alpino.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons