Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2450
Share on
Title: | Sistemas de gestão da aprendizagem e sistemas de gestão acadêmica: avaliados pela ótica do docente |
Authors: | CARVALHO, Rosângela Saraiva |
Keywords: | Sistema de gestão acadêmica; Sistema de gestão da aprendizagem; Prática docente |
Issue Date: | 31-Jan-2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Saraiva Carvalho, Rosângela; Sandro Gomes, Alex. Sistemas de gestão da aprendizagem e sistemas de gestão acadêmica: avaliados pela ótica do docente. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | É sabido que a educação exerce um papel essencial no desenvolvimento humano. Neste sentido, considerando o atual cenário da educação nacional, em que governo e sociedade civil procuram alternativas para melhorá-la em todos os seus níveis, a Tecnologia da Informação e Comunicação surge, nesse contexto, para auxiliar o docente em sua prática. Entretanto, os sistemas de gestão acadêmica e de gestão da aprendizagem disponíveis não atendem as reais necessidades administrativas e pedagógicas dos docentes. A questão central desta pesquisa, encontra-se em estabelecer requisitos funcionais que otimizem o tempo dispendiado nos sistemas supramencionados, bem como, oferecer elementos para auxiliar o docente a mediar melhor o processo de avaliação, e assim, refletir coerentemente sobre sua prática. Para tanto, foi realizada uma avaliação entre os sistemas de gestão acadêmica e de gestão da aprendizagem, segundo a ótica do docente. Os resultados alcançados foram prototipados para o ambiente de gestão da aprendizagem Amadeus |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2450 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo3458_1.pdf | 5,76 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License