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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24370

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Título: Financiamento de campanha eleitoral no Brasil: uma análise do modelo de financiamento misto na atual conjuntura do país.
Autor(es): SILVA, Celso Vinicius da
Palavras-chave: Financiamento de campanha eleitoral; Minirreforma eleitoral; Fundo Partidário; Fundo Especial para Financiamento de Campanha (FEFC); Custo social de financiamento de campanha eleitoral
Data do documento: 9-Abr-2018
Abstract: O presente trabalho tem como tema o financiamento das campanhas eleitorais no Brasil e os impactos da minirreforma eleitoral de 2017, em especial a adequabilidade do modelo, diante do cenário de crise política e econômica do país. O objetivo principal é entender se as medidas adotadas serão eficazes no combate à corrupção e se são compatíveis com os anseios socais. A primeira parte do trabalho busca apresentar os aspectos doutrinários gerais sobre os modelos de financiamento de campanha. Em seguida, tem-se um breve apanhado histórico das eleições no Brasil, para entender como foi a evolução da sociedade no engajamento político, bem como situação o país diante de outras nações de forte tradição democrática e republicana, como os Estados Unidos e a França. Compreendidos os aspectos doutrinários sobre os modelos financiamento de campanha e a evolução brasileira, quanto ao processo eleitoral, segue-se para a última parte, em que se desenvolve o atual modelo brasileiro, bem como as alterações decorrentes do julgamento da ADI 4.650 e das sanções das Leis nº 13.487/207 e 13.488/2017. Por fim, expõem-se os impactos que o Fundo Partidário e o Fundo Especial para Financiamento de Campanha geram nas contas públicas, desviando valores de outros setores para suprir as lacunas financeiras decorrentes da ADI. 4.650.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24370
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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