Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2434
Título: SooA: Self-organization of addresses protocol for supporting autoconfiguration in autonomous networks
Autor(es): Schmidt, Ricardo de Oliveira
Palavras-chave: Simulation;Addressing;Autoconfiguration;Autonomous network;Future generation of networks
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira Schmidt, Ricardo; Fawzi Hadj Sadok, Djamel. SooA: Self-organization of addresses protocol for supporting autoconfiguration in autonomous networks. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Intercomunicação na próxima geração de redes de comunicação (NGN) é baseada nos conceitos de sistemas autônomos. As idéias de Computação Ubíqua estão próximas da realidade à medida que as tecnologias de redes e telecomunicações estão rapidamente convergindo para a automação. Podemos observar que o crescimento de comunicações sem fio resultou em uma rápida evolução desses sistemas, de redes infra-estruturadas a redes ad-hoc. Tecnologias de computação Pervasiva vêm para apoiar esse conceito, com o principal objetivo de permitir que usuários se conectem as redes sem necessitar de configuração manual e operar de forma transparente e suave . Tecnologias para a automação de sistemas devem abranger todas as camadas da arquitetura de redes e operar de modo cooperativo entre elas. Tecnologias de auto-configuracao vão desde a configuração básica e composição da rede até o nível de aplicações. Podemos considerar que endereçamento é um dos processos fundamentais ao configurar e iniciar uma rede. Endereçamento adequado provê os nós com identificação válida, que será utilizada, por exemplo, para roteamento e operações de segurança. Sendo que esta é uma área relativamente nova, grupos de pesquisa da indústria e academia têm desenvolvido orientações (guidelines) para endereçamento em redes autônomas. Algumas soluções já foram propostas. Mas, devido suas peculiaridades, elas têm aplicabilidade bastante limitada. Essa dissertação tem como objetivo apresentar um protocolo de endereçamento em sistemas de redes autônomas. Esse protocolo é parte de um projeto maior no contexto de redes auto-configuráveis e auto-gerenciáveis, que é liderado pela Ericsson Research Labs. Experimentos também foram conduzidos com o protocolo proposto para avaliar seu desempenho e, através de comparações com outras soluções de endereçamento, validar suas funcionalidades básicas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2434
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3306_1.pdf1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.