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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23845

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Title: Vim para ficar? A permanência dos docentes admitidos no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco
Authors: PEREIRA, Joanna de Carvalho
Keywords: Serviço público – Admissão de Pessoal; Ensino superior; Professores universitários
Issue Date: 16-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A dissertação tem como objetivo analisar os fatores de retenção e sua interferência na permanência dos docentes admitidos no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, a partir das motivações dos mesmos ao requisitar vacância, remoção ou redistribuição. Bem como, descrever as características (sexo, idade, carga horária, titulação, área de atuação, tempo de instituição, entre outros) dos docentes ativos e dos que saíram e ainda analisar as políticas e práticas de gestão de pessoas da UFPE que se relacionam a permanência e retenção de servidores. No referencial teórico foram abordados temas como: gestão de pessoas, retenção de pessoal, fatores de retenção, admissão de pessoal no serviço público e interiorização do ensino superior. A metodologia foi de natureza descritiva, valendo-se de dados documentais, bibliográficos e da estratégia do estudo de caso, a partir da abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu a partir de entrevista semiestruturada com servidores e ex-servidores e através da pesquisa dos documentos e programas (sistemas) institucionais dos mesmos e assim, elaborado um banco de dados com informações dos 291 docentes admitidos no CAA no período de 2006 a 2014. O trabalho envolveu a análise de conteúdo e a estatística descritiva para tratar os dados obtidos. Os resultados indicam dos 291 professores de magistério superior que ingressaram no CAA – UFPE, 67 saíram do campus. Destes, estão em maior número os do sexo masculino; de estado civil, casado; com idade entre 31 e 35 anos na data de sua saída; no cargo/classe de professor adjunto e que permaneceu entre 01 e 02 anos na Instituição; sendo 36 deles nascidos em Pernambuco. Os docentes apresentaram como principais causas para a vacância, remoção ou redistribuição a vontade de voltar a atuar em suas linhas de pesquisa ou por questões familiares, como por exemplo, doença e acompanhamento escolar dos filhos. Observou-se ainda que não existe uma política estabelecida para tratar da retenção de pessoal na UFPE no campus do interior, mas algumas ações, como foi relatado por um dos gestores entrevistados, já estão sendo tomadas para tentar diminuir essas perdas, como a alocação do servidor de acordo com o seu perfil profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23845
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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