Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23843

Comparte esta pagina

Título : A educação a distância na formação dos professores de pedagogia
Autor : PESSOA, Charisse Florêncio
Palabras clave : Ensino a distância; Professores - Formação; Curso de Pedagogia – Currículo; UFPE – Pós -graduação
Fecha de publicación : 31-mar-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O estudo analisou a formação dos alunos do curso de Pedagogia para atuarem na docência da EaD, a partir das concepções do docente do componente curricular de “Educação a Distância” sobre a formação de professores da EaD e da identificação dos conteúdos propostos para a sua formação no plano de aula e ementa do referido componente curricular no curso de Pedagogia. Realizamos também o mapeamento do componente curricular “Educação a Distância” nos planos dos cursos de Pedagogia, nas modalidades a distância e presencial, do Estado de Pernambuco. Como referência, nos baseamos em teóricos do campo da educação a distância e tecnologias, como Kenski (2012), Silva (2000), Aretio (2001) e na área de formação do Pedagogo, Freire (1996), Saviani (2007), Libâneo (1999), entre outros autores. Optamos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e quantitativa e o método de pesquisa de estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Para analisar as informações coletadas na pesquisa, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, a partir das etapas descritas por Moraes (1999). Definimos como contextos a serem pesquisados no estudo de casos múltiplos: o curso de Pedagogia na modalidade presencial em uma instituição de ensino superior privada; e o curso de Pedagogia na modalidade a distância em uma instituição de ensino superior pública federal. Os resultados evidenciaram uma formação do pedagogo para atuar como professor da EaD nos cursos de Pedagogia, em especial no Estado de Pernambuco, mas que contempla várias dimensões do fazer pedagógico e o aprimoramento desse profissional perante os atuais desafios do professor da educação a distância. Ficou claro também que ainda há lacunas nessa formação, parte delas fruto do desconhecimento, do preconceito e das concepções em relação à educação a distância e à atuação do pedagogo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23843
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO-CHARISSE-FLORÊNCIO - VERSÃO DIGITAL(1).pdf1,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons