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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23833
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Título: | Jogos populares, crianças e brincadeiras de rua em Vitória de Santo Antão – Pernambuco: tecendo linhas e elos dessa figuração social |
Autor(es): | PAIXÃO, Rosemere da Silva |
Palavras-chave: | Jogos Recreativos; Relações Interpessoais; Crianças |
Data do documento: | 21-Fev-2018 |
Citação: | PAIXÃO, R. S. |
Abstract: | O presente trabalho aborda o tema do jogo popular vinculado ao conceito de figuração social que tomamos de empréstimo de Norbert Elias e que nos ajudou a pensar como certa configuração é construída pelas crianças que vivem no interior de Pernambuco quando interagem entre si através do jogo. O texto visa atender a um dos requisitos para obtenção do título de graduada na Licenciatura em Educação Física pelo Centro Acadêmico de Vitória, da Universidade Federal de Pernambuco e o objetivo central foi o de investigar a relação que se estabelece entre a rua e o brincar das crianças que vivem na cidade de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. Para fins de alcance desta meta nós inicialmente realizamos um mapeamento dos locais de prática dos jogos populares entre as crianças do referido município; também caracterizamos como acontece tal prática; e ainda procedemos a uma análise da relação do brincar e jogar como meios de constituição de uma figuração social que liga a crianças desse cenário. Dentro desse arranjo social complexo o método do qual nos valemos aponta para a pesquisa qualitativa que fora fundamental para compreendermos o que elegemos no quadro da pesquisa empírica. Neste particular, fizemos uso de alguns instrumentos tanto para construção como para análise, dentre eles: observação, levantamento bibliográfico e documental, mídias visuais, fichamentos bibliográfico e documental, arquivos de dados de anotações, organização dos dados em temas e contextualização e interpretação do significado de imagens, análise de conteúdo. A pesquisa, a partir de nosso lugar, nos aponta diversas coisas e fatos, entre os quais citamos que a constituição do cenário das brincadeiras populares é algo vivo, real. E, que as linhas e elos que marcam o contexto são tecidos com uma vivacidade que parece ser algo singular das crianças, que encontram no brincar e jogar uma forma de estabelecer e construir sua própria identidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23833 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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