Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23833
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Xavier dos | - |
dc.contributor.author | PAIXÃO, Rosemere da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-21T18:39:04Z | - |
dc.date.available | 2018-02-21T18:39:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2017-11-29 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, R. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23833 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o tema do jogo popular vinculado ao conceito de figuração social que tomamos de empréstimo de Norbert Elias e que nos ajudou a pensar como certa configuração é construída pelas crianças que vivem no interior de Pernambuco quando interagem entre si através do jogo. O texto visa atender a um dos requisitos para obtenção do título de graduada na Licenciatura em Educação Física pelo Centro Acadêmico de Vitória, da Universidade Federal de Pernambuco e o objetivo central foi o de investigar a relação que se estabelece entre a rua e o brincar das crianças que vivem na cidade de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. Para fins de alcance desta meta nós inicialmente realizamos um mapeamento dos locais de prática dos jogos populares entre as crianças do referido município; também caracterizamos como acontece tal prática; e ainda procedemos a uma análise da relação do brincar e jogar como meios de constituição de uma figuração social que liga a crianças desse cenário. Dentro desse arranjo social complexo o método do qual nos valemos aponta para a pesquisa qualitativa que fora fundamental para compreendermos o que elegemos no quadro da pesquisa empírica. Neste particular, fizemos uso de alguns instrumentos tanto para construção como para análise, dentre eles: observação, levantamento bibliográfico e documental, mídias visuais, fichamentos bibliográfico e documental, arquivos de dados de anotações, organização dos dados em temas e contextualização e interpretação do significado de imagens, análise de conteúdo. A pesquisa, a partir de nosso lugar, nos aponta diversas coisas e fatos, entre os quais citamos que a constituição do cenário das brincadeiras populares é algo vivo, real. E, que as linhas e elos que marcam o contexto são tecidos com uma vivacidade que parece ser algo singular das crianças, que encontram no brincar e jogar uma forma de estabelecer e construir sua própria identidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos Recreativos | pt_BR |
dc.subject | Relações Interpessoais | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Jogos populares, crianças e brincadeiras de rua em Vitória de Santo Antão – Pernambuco: tecendo linhas e elos dessa figuração social | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594923J4 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work approaches the theme of the popular game linked to the concept of social figuration that we borrowed from Norbert Elias and that helped us to think how a certain configuration is constructed by the children who live in the interior of Pernambuco when they interact with each other through the game. The text aims to meet one of the requirements for obtaining the degree of graduation in the Degree in Physical Education by the Academic Center of Vitória, Federal University of Pernambuco and the central objective was to investigate the relationship established between the street and the play of the children living in the city of Vitória de Santo Antão - Pernambuco. For purposes of reaching this goal we initially carried out a mapping of the places of practice of the games popular among the children of said municipality; we also characterize how this practice happens; and we proceeded to an analysis of the relation of play and play as means of constitution of a social figuration that connects children of this scenario. Within this complex social arrangement the method of which we value points to the qualitative research that was fundamental to understand what we choose in the framework of empirical research. In this particular, we made use of some instruments for both construction and analysis, among them: observation, bibliographical and documentary survey, visual media, bibliographical and documentary files, annotation data files, data organization in themes and contextualization and interpretation of meaning of images, content analysis. The research, from our place, points us several things and facts, among which we mention that the constitution of the scenario of the popular games is something alive, real. And, that the lines and links that mark the context are woven with a vivacity that seems to be something unique of the children, who find in the play and play a way to establish and build their own identity. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAIXÃO,ROSEMERE DA SILVA.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons