Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23822
Título: Processo de ensino aprendizagem de uma modalidade esportiva coletiva no ensino superior
Autor(es): FERREIRA, Simone da Silva
Palavras-chave: Educação Física; Handebol; Treinamento físico
Data do documento: 21-Fev-2018
Citação: FERREIRA, S. S.
Resumo: Este trabalho busca analisar os argumentos dos alunos da graduação em educação física do CAV – UFPE, 3° período da licenciatura e 2° período do bacharelado, no que diz respeito a metodologia de ensino apresentada nas aulas de handebol, vinculando-os com a aprendizagem da modalidade para que verificar se estes futuros professores se sentem preparados para trabalhar o handebol de maneira mais ampla, visando uma melhoria no aprendizado de seus futuros alunos e/ou atletas. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho qualiquantitativo, exploratório e explicativo, onde se fez uso de aplicação de um questionário com as turmas de Licenciatura (3° período) e Bacharelado (2° período) para, posteriormente, se realizar uma análise de conteúdo. Vários estudos destacam a importância de se trabalhar o esporte além do treinamento, podendo ser discutido também como meio da educação física e como disciplina enquadrada na metodologia do ensino da educação física no ensino superior. Levando em consideração estudos como este se fez necessário uma pesquisa com os futuros professores de educação física da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Vitória para observar se eles serão capazes de compreender o Handebol como conteúdo disciplinar para ser trabalhado com uso de algum(ns) método(s) de ensino que se enquadrem com a realidade onde será ensinado/treinado e com o público com o qual se irá trabalhar. Nos resultados encontrados vimos que os futuros professores do CAV-UFPE compreendem a importância do uso dos Métodos de EA-T para conseguir melhores resultados de seus alunos/atletas com relação ao aprendizado do handebol, mas muitos dos entrevistados afirmam que precisam se aprofundar mais neste tema para se sentirem mais seguros trabalhando o conteúdo handebol. Desta forma será realizado um ensino mais completo e adequado para desenvolver diversas habilidades nos seus futuros alunos/atletas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23822
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, S.S..pdf1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons