Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23822

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.contributor.authorFERREIRA, Simone da Silva-
dc.date.accessioned2018-02-21T17:56:11Z-
dc.date.available2018-02-21T17:56:11Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.date.submitted2017-11-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, S. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23822-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar os argumentos dos alunos da graduação em educação física do CAV – UFPE, 3° período da licenciatura e 2° período do bacharelado, no que diz respeito a metodologia de ensino apresentada nas aulas de handebol, vinculando-os com a aprendizagem da modalidade para que verificar se estes futuros professores se sentem preparados para trabalhar o handebol de maneira mais ampla, visando uma melhoria no aprendizado de seus futuros alunos e/ou atletas. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho qualiquantitativo, exploratório e explicativo, onde se fez uso de aplicação de um questionário com as turmas de Licenciatura (3° período) e Bacharelado (2° período) para, posteriormente, se realizar uma análise de conteúdo. Vários estudos destacam a importância de se trabalhar o esporte além do treinamento, podendo ser discutido também como meio da educação física e como disciplina enquadrada na metodologia do ensino da educação física no ensino superior. Levando em consideração estudos como este se fez necessário uma pesquisa com os futuros professores de educação física da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Vitória para observar se eles serão capazes de compreender o Handebol como conteúdo disciplinar para ser trabalhado com uso de algum(ns) método(s) de ensino que se enquadrem com a realidade onde será ensinado/treinado e com o público com o qual se irá trabalhar. Nos resultados encontrados vimos que os futuros professores do CAV-UFPE compreendem a importância do uso dos Métodos de EA-T para conseguir melhores resultados de seus alunos/atletas com relação ao aprendizado do handebol, mas muitos dos entrevistados afirmam que precisam se aprofundar mais neste tema para se sentirem mais seguros trabalhando o conteúdo handebol. Desta forma será realizado um ensino mais completo e adequado para desenvolver diversas habilidades nos seus futuros alunos/atletaspt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectTreinamento físicopt_BR
dc.titleProcesso de ensino aprendizagem de uma modalidade esportiva coletiva no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the arguments of undergraduate students in physical education at the CAV - UFPE, 3rd period of the bachelor's degree and 2nd period of the bachelor's degree, regarding the teaching methodology presented in handball classes, linking them with learning of the modality to verify if these future teachers feel prepared to work handball more broadly, aiming at an improvement in the learning of their future students and / or athletes. The study was carried out by means of a qualitative and quantitative bibliographic research, exploratory and explanatory, where a questionnaire was applied with the classes of Bachelor's degree (3rd period) and Bachelor's degree (2nd period). perform a content analysis. Several studies emphasize the importance of working on sport beyond training, and can also be discussed as a means of physical education and as a discipline within the methodology of teaching physical education in higher education. Taking into account studies like this it was necessary a research with the future teachers of physical education of the Federal University of Pernambuco - Campus Vitória to observe if they will be able to understand Handball as disciplinary content to be worked with use of some method (s) that fit the reality where they will be taught / trained and the audience with which they will be working. In the results we have seen that the future CAV-UFPE teachers understand the importance of using EAT methods to achieve better results for their students / athletes in relation to handball learning, but many of the interviewees affirm that they need to delve deeper into this topic to feel more secure working handball content. In this way a more complete and appropriate teaching will be realized to develop diverse abilities in its future students / athletes.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, S.S..pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons