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Título : Análise das imagens de biologia utilizadas no exame nacional do ensino médio à luz da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia
Autor : SILVA, Franceline Euzebio Gomes da
Palabras clave : Exame Nacional do Ensino Médio; Biologia – Estudo e Ensino; Teoria da Aprendizagem
Fecha de publicación : 20-feb-2018
Citación : SILVA, F. E. G.
Resumen : A pesquisa teve o objetivo de analisar as imagens relacionadas à Biologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) subsidiada pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o meio de acesso para o ingresso ao Ensino Superior, principalmente em Instituições Públicas. Nele, são apresentadas diversas áreas científicas as quais utilizam de ilustrações para nortear o texto escrito. As imagens selecionadas foram classificadas quanto ao valor didático, e posteriormente analisadas sob os Princípios da Redução de Processamento Estranho que visa eliminar todo tipo de material que não facilite o entendimento do leitor dividido em Princípio de Sinalização, de Coerência, de Contiguidade Espacial, Temporal e de Redundância, estabelecidos pela TCAM. Os desvios imagéticos mais recorrentes foram o da Sinalização e Coerência. Por fim, o quantitativo de imagens com desvios imagéticos nas provas do ENEM analisadas do ano 2009 até 2017 na área de Biologia foi mínimo, sendo um ponto positivo para a aprendizagem do indivíduo e não sobrecarrega o cognitivo do mesmo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23744
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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