Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23744
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Franceline Euzebio Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T13:10:03Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20T13:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2017-11-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. E. G. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23744 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve o objetivo de analisar as imagens relacionadas à Biologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) subsidiada pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o meio de acesso para o ingresso ao Ensino Superior, principalmente em Instituições Públicas. Nele, são apresentadas diversas áreas científicas as quais utilizam de ilustrações para nortear o texto escrito. As imagens selecionadas foram classificadas quanto ao valor didático, e posteriormente analisadas sob os Princípios da Redução de Processamento Estranho que visa eliminar todo tipo de material que não facilite o entendimento do leitor dividido em Princípio de Sinalização, de Coerência, de Contiguidade Espacial, Temporal e de Redundância, estabelecidos pela TCAM. Os desvios imagéticos mais recorrentes foram o da Sinalização e Coerência. Por fim, o quantitativo de imagens com desvios imagéticos nas provas do ENEM analisadas do ano 2009 até 2017 na área de Biologia foi mínimo, sendo um ponto positivo para a aprendizagem do indivíduo e não sobrecarrega o cognitivo do mesmo. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Biologia – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise das imagens de biologia utilizadas no exame nacional do ensino médio à luz da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Angelina Xavier da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of the research was to analyze the images related to the area of Biology in the National Examination of High School (ENEM) subsidized by the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). The Brazilian National Examination of High School (ENEM) is the way of access to higher education, mainly in Public Institutions. Several scientific areas are presented in this examination using illustrations to guide the written text. The selected images were classified according to the didactic value. Later, they were analyzed under the Principles of Reduction of Strange Processing, which aim to eliminate all types of material that does not facilitate the reader's understanding. The Principles were divided into Signaling; Consistency; Spatial Contiguity, Temporal and Redundancy, established by TCAM. The most recurrent imaging deviations were Signaling and Coherence. Finally, the quantitative images with deviations from the ENEM in the area of Biology was minimal, being a positive point for the learning of the individual, do not overloading the cognitive of the same. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3310009359807396 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Franceline Euzebio Gomes da..pdf | 988,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons