Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23744

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Franceline Euzebio Gomes da-
dc.date.accessioned2018-02-20T13:10:03Z-
dc.date.available2018-02-20T13:10:03Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.date.submitted2017-11-13-
dc.identifier.citationSILVA, F. E. G.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23744-
dc.description.abstractA pesquisa teve o objetivo de analisar as imagens relacionadas à Biologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) subsidiada pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o meio de acesso para o ingresso ao Ensino Superior, principalmente em Instituições Públicas. Nele, são apresentadas diversas áreas científicas as quais utilizam de ilustrações para nortear o texto escrito. As imagens selecionadas foram classificadas quanto ao valor didático, e posteriormente analisadas sob os Princípios da Redução de Processamento Estranho que visa eliminar todo tipo de material que não facilite o entendimento do leitor dividido em Princípio de Sinalização, de Coerência, de Contiguidade Espacial, Temporal e de Redundância, estabelecidos pela TCAM. Os desvios imagéticos mais recorrentes foram o da Sinalização e Coerência. Por fim, o quantitativo de imagens com desvios imagéticos nas provas do ENEM analisadas do ano 2009 até 2017 na área de Biologia foi mínimo, sendo um ponto positivo para a aprendizagem do indivíduo e não sobrecarrega o cognitivo do mesmo.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise das imagens de biologia utilizadas no exame nacional do ensino médio à luz da teoria cognitivista da aprendizagem multimídiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Angelina Xavier da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of the research was to analyze the images related to the area of Biology in the National Examination of High School (ENEM) subsidized by the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). The Brazilian National Examination of High School (ENEM) is the way of access to higher education, mainly in Public Institutions. Several scientific areas are presented in this examination using illustrations to guide the written text. The selected images were classified according to the didactic value. Later, they were analyzed under the Principles of Reduction of Strange Processing, which aim to eliminate all types of material that does not facilitate the reader's understanding. The Principles were divided into Signaling; Consistency; Spatial Contiguity, Temporal and Redundancy, established by TCAM. The most recurrent imaging deviations were Signaling and Coherence. Finally, the quantitative images with deviations from the ENEM in the area of Biology was minimal, being a positive point for the learning of the individual, do not overloading the cognitive of the same.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3310009359807396pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Franceline Euzebio Gomes da..pdf988,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons