Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23744
Share on
Title: | Análise das imagens de biologia utilizadas no exame nacional do ensino médio à luz da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia |
Authors: | SILVA, Franceline Euzebio Gomes da |
Keywords: | Exame Nacional do Ensino Médio; Biologia – Estudo e Ensino; Teoria da Aprendizagem |
Issue Date: | 20-Feb-2018 |
Citation: | SILVA, F. E. G. |
Abstract: | A pesquisa teve o objetivo de analisar as imagens relacionadas à Biologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) subsidiada pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o meio de acesso para o ingresso ao Ensino Superior, principalmente em Instituições Públicas. Nele, são apresentadas diversas áreas científicas as quais utilizam de ilustrações para nortear o texto escrito. As imagens selecionadas foram classificadas quanto ao valor didático, e posteriormente analisadas sob os Princípios da Redução de Processamento Estranho que visa eliminar todo tipo de material que não facilite o entendimento do leitor dividido em Princípio de Sinalização, de Coerência, de Contiguidade Espacial, Temporal e de Redundância, estabelecidos pela TCAM. Os desvios imagéticos mais recorrentes foram o da Sinalização e Coerência. Por fim, o quantitativo de imagens com desvios imagéticos nas provas do ENEM analisadas do ano 2009 até 2017 na área de Biologia foi mínimo, sendo um ponto positivo para a aprendizagem do indivíduo e não sobrecarrega o cognitivo do mesmo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23744 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Franceline Euzebio Gomes da..pdf | 988,86 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License