Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23651
Share on
Title: | Apoio multicritério a decisão em alocação de recursos de capital em instituição pública de ensino técnico: uma análise comparativa dos métodos promethee ii e fitradeoff |
Authors: | VIEIRA, Augusto Cesar Antunes |
Keywords: | Engenharia de Produção; Apoio multicritério a decisão; Alocação de recursos públicos; Gestão pública; FITradeoff; Promethee |
Issue Date: | 17-Nov-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A aplicação do recurso público é de suma importância dentro do contexto brasileiro, em virtude do crescimento da demanda da sociedade por serviços públicos enquanto o volume de recursos públicos sofre constantes retrações. A devida aplicação dos recursos de capital promove a transparência, eficácia e eficiência da gestão pública. O objetivo desta dissertação é desenvolver um modelo de apoio a decisão de alocação de recurso público de capital dentro de uma instituição pública de ensino técnico utilizando métodos de apoio a decisão multicritério. A pesquisa é baseada em um estudo de caso de aplicação dos métodos PROMETHEE II e FITradeoff em uma instituição pública. Verificou-se que os dois métodos são capazes de gerar resultados adequados quanto a escolha de cenários de investimentos, entretanto o FITradeoff apresenta vantagens quanto ao número de interações levando-se em conta o nível de conhecimento técnico do decisor, já que alguns métodos demandam um maior conhecimento por parte do decisor no que tange aos parâmetros para avaliação específicos dos métodos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23651 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇAO MESTRADO PROFISSIONAL AUGUSTO VIEIRA VERSAO FINAL PARA CD.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License