Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23487
Título: Blog como suporte para a notícia esportiva escrita: uma proposta de produção textual em turmas da EJA
Autor(es): SANTANA, Sérgio Claudino de
Palavras-chave: Gênero discursivo; Produção textual; Blog; EJA
Data do documento: 14-Dez-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi oferecer aos professores, especificamente da Educação de Jovens e Adultos (doravante EJA), dados resultantes de uma pesquisaação para a reflexão desses profissionais sobre a necessidade da busca de novas propostas para o ensino de produção textual. Entendemos que é importante não só o trabalho específico com a escrita para os alunos da EJA em situações mais formais, como também a publicação dos textos resultantes desse trabalho. Para tanto, entendemos que é importante contemplar, no ensino da produção textual, temas que sejam do interesse dos estudantes, assim como prever as condições de produção dos textos, entre as quais, o público alvo dos textos, oferecendo, sempre que possível, a possibilidade da publicação dos textos produzidos em sala de aula. Assim, sugerimos o blog como possibilidade para publicação. Na pesquisa que realizamos, por meio da metodologia da pesquisa-ação, contemplamos o ensino e a produção de notícias esportivas escritas sobre jogos de futebol de campo, fazendo uso de uma temática que consideramos pertinente, já que, em nossa vivência como docente nessa modalidade de ensino, percebemos o interesse dos estudantes pelo tema. Para confirmar esse interesse sobre o tema futebol, antes de elaborarmos a sequência didática para a realização das atividades que geraram os dados para análise, aplicamos um questionário. Apenas após a análise das respostas dadas ao questionário, elaboramos a sequência didática, orientada pela metodologia proposta por Dolz; Noverraz; Schneuly (2004), em que exploramos esse gênero do domínio discursivo do jornalismo. Ao final desta pesquisa, a nosso ver, logramos o êxito da nossa hipótese e alcançamos os objetivos pretendidos para a melhoria possível da qualidade da produção textual escrita dos nossos voluntários, por meio de um trabalho de curta duração. Além disso, constatamos não só a importância da assiduidade do aluno na sala de aula, mas também a necessidade de realização da atividade de reescrita, sobretudo, quando existe uma plataforma virtual, o blog, como suporte para a publicação dos textos produzidos pelos estudantes. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Antunes (2003) e (2010) van Djik (1982); Geraldi (2003) e (2012); Bakthin ([1979] 2002) e ([1992] 2011); Cury (2000); Marcuschi (2003); Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004); Bazerman (2006); Sampaio (2009); Adam (2011); Zimmer (2011); Bronckart (2012); Miller (2012); Lino de Araújo e Silva (2015).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23487
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação sérgio.pdf5,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons