Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23393

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorASSIS NETO, Fernando Raul de-
dc.contributor.authorSOUZA, Fernando Augusto da Silva-
dc.date.accessioned2018-01-29T18:53:11Z-
dc.date.available2018-01-29T18:53:11Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23393-
dc.description.abstractNesta pesquisa, buscou-se investigar como é realizada a introdução do conceito de número irracional nos Livros Didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2014). A escolha do PNLD como fonte de investigação principal desta pesquisa se justifica pela influência pedagógica das publicações ali selecionadas. Por outro lado, o conteúdo dos números irracionais, presente no currículo de matemática das escolas brasileiras e abordado nos anos finais do Ensino Fundamental é de vital importância para a compreensão do conjunto dos números reais. Além disso, os números irracionais representam uma das temáticas de maior destaque na História da Matemática. Esta pesquisa adentrou numa revisão da literatura histórico-matemática, pesquisa nos documentos de orientações curriculares e estudos anteriores. O suporte teórico desta investigação foi fundamentado na História da Matemática como uma ferramenta de cunho exegético. Tal escolha foi motivada pela similaridade existente entre os filósofos gregos, no que se refere à descoberta das grandezas incomensuráveis e os estudantes do Ensino Fundamental, ao serem apresentados ao conteúdo dos números irracionais. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos desta pesquisa, consideramos a mesma de abordagem qualitativa, de natureza básica e exploratória quanto aos seus objetivos. Já quanto aos procedimentos, bibliográfica. Pudemos observar, portanto, em nossa investigação que há certo avanço no cuidado ao introduzirem os números irracionais, porém ainda prevalecem algumas limitações quanto à abordagem inicial desta temática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIncomensurabilidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA introdução do conceito de grandezas incomensuráveis / números irracionais nos anos finais do ensino fundamental: uma análise crítica dos livros didáticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1920127968549500pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2343862670428432pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxIn this study, we sought to investigate how it is performed by introducing the concept of irrational number in math textbooks the final years of elementary school approved by the National Textbook Program - PNLD (2014). The choice of PNLD as a source of primary research of this research is justified by the educational influence of the publications selected there. On the other hand, the content of irrational numbers, present in the mathematics curriculum of Brazilian schools and addressed in the final years of primary education is of vital importance for understanding the set of real numbers. In addition, irrational numbers represent one of the most prominent themes in the history of mathematics. This research entered a review of historical and mathematical literature, research in the curriculum guidelines documents and previous studies. The theoretical support for this research was based on the mathematics of history as an exegetical nature tool. This choice was motivated by the existing similarity between the Greek philosophers, with regard to the discovery of incommensurable magnitudes and students of elementary school, to be presented to the content of irrational numbers. With regard to the methodological procedures of this research, we consider the same qualitative approach, basic and exploratory nature and its objectives. As for the procedures, literature. We have seen, therefore, in our research that there is some progress in the care when introducing irrational numbers, but still prevail some limitations to the initial approach of this subject.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernando Augusto da Silva Souza.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons