Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2339
Title: Web semântica e educação: investigando a adequação de unidades de aprendizagem através de ontologias voltadas ao design educacional
Authors: Francisco Tavares de Oliveira Mendonça, Sérgio
Keywords: Design Educacional;IMS Learning Design;Unidades de Aprendizagem;Web Semântica e Educação;Ontologias
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Francisco Tavares de Oliveira Mendonça, Sérgio; Costa de Barros Carvalho Filho, Edson. Web semântica e educação: investigando a adequação de unidades de aprendizagem através de ontologias voltadas ao design educacional. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Estudos têm apontado a grande dificuldade envolvida na utilização de padrões voltados à interoperabilidade de Unidades de Aprendizagem utilizadas na abordagem de ensino a distância, mediados por computador, conectados à Internet. Vários organismos internacionais, como o IMS, IEEE e ADL, vêm apresentando interesse num trabalho colaborativo para a padronização de Educação a Distância, na tentativa de convergência da variedade de teorias e aplicações na área educacional. No que tange a Educação baseada em Web Semântica foi analisado o modelo da especificação IMS Learning Design. Um dos problemas apontados tem sido o desenvolvimento do Design Educacional adequados aos padrões de interoperabilidade e reutilização, independentes do ambiente de aprendizagem, através do uso de metadados que permitem a caracterização, gerenciamento, localiza¸c ao e correspondência entre sistemas. O presente trabalho possibilitou a imersão nestes dois grandes campos do saber, o Design Educacional e o Learning Design, que serviram de base para a investigação e caracterização desta pesquisa. Neste sentido, foi proposto um Módulo de Gestão e Adequação de Unidades de Aprendizagem baseado na Ontologia IMS Learning Design, construído a partir das observações e interações junto à equipe de Educação a Distância dos cursos de Educação Profissional do Estado de Pernambuco, partindo do objetivo de analisar as principais especificações utilizadas no desenvolvimento de Unidades de Aprendizagem, quanto aos aspectos de interoperabilidade, reutilização e adaptação de material educacional. Com base no Estado da Arte, buscou-se implementar uma arquitetura, que permitiu o gerenciamento, como atividades de Planejamento, Produção, Aprovação e Adequação à especificação IMS Learning Design, aplicada aos testes de conformidade, e a partir dos dados obtidos, o sistema de testes utilizado detectou todos os conteúdos com falhas, como também a conformidade dos elementos isentos de falhas, após a adoção da especificação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2339
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3118_1.pdf8.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.