Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2339

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta de Barros Carvalho Filho, Edson pt_BR
dc.contributor.authorFrancisco Tavares de Oliveira Mendonça, Sérgiopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:57:00Z-
dc.date.available2014-06-12T15:57:00Z-
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationFrancisco Tavares de Oliveira Mendonça, Sérgio; Costa de Barros Carvalho Filho, Edson. Web semântica e educação: investigando a adequação de unidades de aprendizagem através de ontologias voltadas ao design educacional. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2339-
dc.description.abstractEstudos têm apontado a grande dificuldade envolvida na utilização de padrões voltados à interoperabilidade de Unidades de Aprendizagem utilizadas na abordagem de ensino a distância, mediados por computador, conectados à Internet. Vários organismos internacionais, como o IMS, IEEE e ADL, vêm apresentando interesse num trabalho colaborativo para a padronização de Educação a Distância, na tentativa de convergência da variedade de teorias e aplicações na área educacional. No que tange a Educação baseada em Web Semântica foi analisado o modelo da especificação IMS Learning Design. Um dos problemas apontados tem sido o desenvolvimento do Design Educacional adequados aos padrões de interoperabilidade e reutilização, independentes do ambiente de aprendizagem, através do uso de metadados que permitem a caracterização, gerenciamento, localiza¸c ao e correspondência entre sistemas. O presente trabalho possibilitou a imersão nestes dois grandes campos do saber, o Design Educacional e o Learning Design, que serviram de base para a investigação e caracterização desta pesquisa. Neste sentido, foi proposto um Módulo de Gestão e Adequação de Unidades de Aprendizagem baseado na Ontologia IMS Learning Design, construído a partir das observações e interações junto à equipe de Educação a Distância dos cursos de Educação Profissional do Estado de Pernambuco, partindo do objetivo de analisar as principais especificações utilizadas no desenvolvimento de Unidades de Aprendizagem, quanto aos aspectos de interoperabilidade, reutilização e adaptação de material educacional. Com base no Estado da Arte, buscou-se implementar uma arquitetura, que permitiu o gerenciamento, como atividades de Planejamento, Produção, Aprovação e Adequação à especificação IMS Learning Design, aplicada aos testes de conformidade, e a partir dos dados obtidos, o sistema de testes utilizado detectou todos os conteúdos com falhas, como também a conformidade dos elementos isentos de falhas, após a adoção da especificação.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign Educacionalpt_BR
dc.subjectIMS Learning Designpt_BR
dc.subjectUnidades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectWeb Semântica e Educaçãopt_BR
dc.subjectOntologiaspt_BR
dc.titleWeb semântica e educação: investigando a adequação de unidades de aprendizagem através de ontologias voltadas ao design educacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3118_1.pdf8,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons