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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23243

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Título : Contribuições da teoria sobre a inclusão nas aulas de Educação física: Uma revisão de literatura
Autor : SILVA, Daiane Deise da
Palabras clave : Educação Física; Inclusão Educacional; Educação Física para Deficientes Físicos
Fecha de publicación : 19-ene-2018
Citación : SILVA, D. D.
Resumen : O presente trabalho buscou compreender a importância das aulas de educação física nas vivências de alunos com deficiência. Para isso utilizamos uma revisão da literatura dos artigos originais, os quais deveriam seguir alguns critérios para serem selecionados como; idioma, país de publicação, e período. Utilizamos como metodologia a revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas Bireme e Scielo. Como critério de inclusão instituiu-se uso de artigos originais, publicados no período de 1994 a 2017 em periódicos nacionais e pesquisas realizadas com humanos. Tivemos como principal objetivo abordar a importância das aulas de Educação Física para os alunos com deficiência. A relevância em se desenvolver este trabalho, liga-se a importância da democratização do acesso de todos a todas as atividades possíveis, asseguradas pela própria Constituição Brasileira e da necessidade de mais políticas públicas que, não só atendam, mas que lutem pelos direitos das pessoas com deficiências e que lhes assegure uma vida digna em todos os aspectos. Na pesquisa de revisão ao fazemos a busca e encontramos 2.630 em ambas as bases de dados. Utilizamos alguns critérios de inclusão como o ano de publicação, idioma, trabalhos originais, relação com algum tema da educação física e com a inclusão educacional. Restaram 11 artigos para dá continuidade a pesquisa. A partir das análises dos dados, foi possível identificar três principais vertentes relacionadas a inclusão dos alunos com deficiência na sala de aula regular e sua relação com a Educação Física. Concluímos que é imprescindível uma reavaliação nos cursos de formação para que seja possível compreender, não somente o conhecimento sobre a educação de pessoas com deficiência, mas também oportunizar autoconhecimento, para que os professores possam atuar de forma mais confiante, atendendo todos de forma igualitária.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23243
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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