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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23243

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorSILVA, Daiane Deise da-
dc.date.accessioned2018-01-19T15:34:39Z-
dc.date.available2018-01-19T15:34:39Z-
dc.date.issued2018-01-19-
dc.date.submitted2017-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, D. D.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23243-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou compreender a importância das aulas de educação física nas vivências de alunos com deficiência. Para isso utilizamos uma revisão da literatura dos artigos originais, os quais deveriam seguir alguns critérios para serem selecionados como; idioma, país de publicação, e período. Utilizamos como metodologia a revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas Bireme e Scielo. Como critério de inclusão instituiu-se uso de artigos originais, publicados no período de 1994 a 2017 em periódicos nacionais e pesquisas realizadas com humanos. Tivemos como principal objetivo abordar a importância das aulas de Educação Física para os alunos com deficiência. A relevância em se desenvolver este trabalho, liga-se a importância da democratização do acesso de todos a todas as atividades possíveis, asseguradas pela própria Constituição Brasileira e da necessidade de mais políticas públicas que, não só atendam, mas que lutem pelos direitos das pessoas com deficiências e que lhes assegure uma vida digna em todos os aspectos. Na pesquisa de revisão ao fazemos a busca e encontramos 2.630 em ambas as bases de dados. Utilizamos alguns critérios de inclusão como o ano de publicação, idioma, trabalhos originais, relação com algum tema da educação física e com a inclusão educacional. Restaram 11 artigos para dá continuidade a pesquisa. A partir das análises dos dados, foi possível identificar três principais vertentes relacionadas a inclusão dos alunos com deficiência na sala de aula regular e sua relação com a Educação Física. Concluímos que é imprescindível uma reavaliação nos cursos de formação para que seja possível compreender, não somente o conhecimento sobre a educação de pessoas com deficiência, mas também oportunizar autoconhecimento, para que os professores possam atuar de forma mais confiante, atendendo todos de forma igualitária.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Física para Deficientes Físicospt_BR
dc.titleContribuições da teoria sobre a inclusão nas aulas de Educação física: Uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxThe present work sought to understand the importance of physical education classes in the experiences of students with disabilities. For this we use a literature review of the original articles, which should follow some criteria to be selected as; Language, country of publication, and period. We used as a methodology the systematic review in the electronic databases Bireme and Scielo. As inclusion criterion we used the use of original articles, published between 1994 and 2017 in national journals and researches carried out with humans. We had as main objective to address the importance of Physical Education classes for students with disabilities. The relevance of developing this work is linked to the importance of democratizing access to all possible activities guaranteed by the Brazilian Constitution and the need for more public policies that not only meet but also fight for the rights of the people With disabilities and to ensure them a decent life in all aspects. In the review survey we do the search and find 2,630 in both databases. We used some inclusion criteria such as year of publication, language, original works, relation with some subject of physical education and with educational inclusion. 11 articles remained to continue the research. From the analysis of the data, it was possible to identify three main aspects related to the inclusion of students with disabilities in the regular classroom and their relation with Physical Education. We conclude that a reassessment in the training courses is essential so that it is possible to understand not only the knowledge about the education of people with disabilities, but also to provide selfknowledge, so that teachers can act in a more confident way, attending all equally.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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