Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23239
Comparte esta pagina
Título : | História da formação de professores de Educação física no Brasil (1960- 1990) |
Autor : | SANTANA, Wanderson Nascimento Cunha de |
Palabras clave : | Educação física – Estudo e ensino; Educação física – Brasil; Educação física – Formação de professores |
Fecha de publicación : | 18-ene-2018 |
Citación : | SANTANA, W. N. C. |
Resumen : | A Educação Física, durante sua história como disciplina escolar sofreu diversas influências ao longo de sua construção, desde a descoberta do Brasil até a atualidade, além de ter seus objetivos modificados mediante o período em que nosso país se encontrava, principalmente no Brasil República (1960-1990). Com suas perspectivas voltada para o militarismo, ginástica, esporte e saúde em sua raiz, a Educação Física continua resilente em meio o nosso cenário histórico, pois ela consegue se adaptar ao momento em que o país se encontra. O que observamos na atualidade é um grande crescimento na busca por uma formação em Educação Física. O objetivo desse estudo envolve um resgate histórico da Educação Física nas décadas de 60 à 90, além de evidenciar as influências que moldaram a formação de Professores de Educação Física no Brasil no mesmo período histórico do Brasil República. Sabemos que se faz necessário um resgate histórico com uma preocupação de como acontecia a formação desses professores de Educação Física no Brasil, quais influências modificaram e moldaram essa disciplina escolar que temos hoje. Portanto nunca foi tão necessário um estudo que nos apresente esse conhecimento histórico sobre a Educação Física, fazendo com que os conhecimentos anteriores da formação da disciplina mostrem a realidade em que os professores eram formados. Além disso, apresentamos uma analise mediante a Revista Brasileira de Ciências do Esporte, para que assim ficasse claro a relação entre os assuntos debatidos e questionados na formação dos professores e as práticas apresentadas nas aulas de Educação Física durante o Brasil República tudo isso voltado especificadamente para as décadas de 60 à 90. Com grande parte dos estudos voltados para crianças e jovens podemos chegar a conclusão que as aulas de Educação Física muitas das vezes serviam de campo de estudo para pesquisadores. Assim, concluímos que a formação dos profissionais voltada para as influências e os devidos interesses momentâneos da Educação Física interferiam nas aulas práticas e isso causava uma relação entre os professores formados nessas devidas épocas que tem como pensamento de atuação essas devidas influências. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23239 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTANA, Wanderson Nascimento Cunha de.pdf | 658,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons