Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23239

Compartilhe esta página

Título: História da formação de professores de Educação física no Brasil (1960- 1990)
Autor(es): SANTANA, Wanderson Nascimento Cunha de
Palavras-chave: Educação física – Estudo e ensino; Educação física – Brasil; Educação física – Formação de professores
Data do documento: 18-Jan-2018
Citação: SANTANA, W. N. C.
Abstract: A Educação Física, durante sua história como disciplina escolar sofreu diversas influências ao longo de sua construção, desde a descoberta do Brasil até a atualidade, além de ter seus objetivos modificados mediante o período em que nosso país se encontrava, principalmente no Brasil República (1960-1990). Com suas perspectivas voltada para o militarismo, ginástica, esporte e saúde em sua raiz, a Educação Física continua resilente em meio o nosso cenário histórico, pois ela consegue se adaptar ao momento em que o país se encontra. O que observamos na atualidade é um grande crescimento na busca por uma formação em Educação Física. O objetivo desse estudo envolve um resgate histórico da Educação Física nas décadas de 60 à 90, além de evidenciar as influências que moldaram a formação de Professores de Educação Física no Brasil no mesmo período histórico do Brasil República. Sabemos que se faz necessário um resgate histórico com uma preocupação de como acontecia a formação desses professores de Educação Física no Brasil, quais influências modificaram e moldaram essa disciplina escolar que temos hoje. Portanto nunca foi tão necessário um estudo que nos apresente esse conhecimento histórico sobre a Educação Física, fazendo com que os conhecimentos anteriores da formação da disciplina mostrem a realidade em que os professores eram formados. Além disso, apresentamos uma analise mediante a Revista Brasileira de Ciências do Esporte, para que assim ficasse claro a relação entre os assuntos debatidos e questionados na formação dos professores e as práticas apresentadas nas aulas de Educação Física durante o Brasil República tudo isso voltado especificadamente para as décadas de 60 à 90. Com grande parte dos estudos voltados para crianças e jovens podemos chegar a conclusão que as aulas de Educação Física muitas das vezes serviam de campo de estudo para pesquisadores. Assim, concluímos que a formação dos profissionais voltada para as influências e os devidos interesses momentâneos da Educação Física interferiam nas aulas práticas e isso causava uma relação entre os professores formados nessas devidas épocas que tem como pensamento de atuação essas devidas influências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23239
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA, Wanderson Nascimento Cunha de.pdf658,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons