Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23235
Title: O significado da capoeira para escolares do ensino médio
Authors: VIEIRA, André da Silva
Keywords: Capoeira; Educação física escolar
Issue Date: 19-Jan-2018
Citation: VIEIRA, A. S.
Abstract: Introdução: A Capoeira é uma mistura de jogo, dança e luta, foi criada no Brasil pelos escravos africanos. Objetivo: O presente trabalho pretende investigar o significado da Capoeira por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio após intervenção teórico-prática. Metodologia: Este projeto tem sua metodologia baseada na pesquisa-ação. As intervenções foram realizadas na escola municipal Erem Capitão Manoel Gomes de Assunção, Pombos – PE, com 13 alunos do 3° ano do ensino médio com faixa etária entre 17 a 18 anos. As aulas de Capoeira foram ministradas pelo próprio pesquisador. No total foram realizadas seis aulas de 50 min. Durante três semanas. A coleta de dados foi realizada por meio de anotações das verbalizações dos alunos durante as aulas, de anotações nas rodas de conversa ao final da aula e aplicação e análise de resumos individuais relacionados aos conteúdos trabalhados da capoeira numa perspectiva das suas relações históricas e conceituais. Resultados: Os resultados mostraram nos escritos dos alunos em seus resumos aprofundamento sobre a história da capoeira, coerência conceitual sobre capoeira e importância da continuidade das aulas de capoeira na escola. Considerações finais: O trabalho mostrou resultados positivos e satisfatórios quanto ao conteúdo capoeira no âmbito escolar, enquanto conteúdo nas aulas de educação física numa perspectiva politico-pedagógica e cultural e temos como perspectiva, possibilitar que mais crianças e adolescentes possam ter contato com a prática da Capoeira nas aulas de Educação Física escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23235
Appears in Collections:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIEIRA, André da Silva.pdf9.28 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons