Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23235

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorVIEIRA, André da Silva-
dc.date.accessioned2018-01-19T14:08:48Z-
dc.date.available2018-01-19T14:08:48Z-
dc.date.issued2018-01-19-
dc.date.submitted2017-02-01-
dc.identifier.citationVIEIRA, A. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23235-
dc.description.abstractIntrodução: A Capoeira é uma mistura de jogo, dança e luta, foi criada no Brasil pelos escravos africanos. Objetivo: O presente trabalho pretende investigar o significado da Capoeira por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio após intervenção teórico-prática. Metodologia: Este projeto tem sua metodologia baseada na pesquisa-ação. As intervenções foram realizadas na escola municipal Erem Capitão Manoel Gomes de Assunção, Pombos – PE, com 13 alunos do 3° ano do ensino médio com faixa etária entre 17 a 18 anos. As aulas de Capoeira foram ministradas pelo próprio pesquisador. No total foram realizadas seis aulas de 50 min. Durante três semanas. A coleta de dados foi realizada por meio de anotações das verbalizações dos alunos durante as aulas, de anotações nas rodas de conversa ao final da aula e aplicação e análise de resumos individuais relacionados aos conteúdos trabalhados da capoeira numa perspectiva das suas relações históricas e conceituais. Resultados: Os resultados mostraram nos escritos dos alunos em seus resumos aprofundamento sobre a história da capoeira, coerência conceitual sobre capoeira e importância da continuidade das aulas de capoeira na escola. Considerações finais: O trabalho mostrou resultados positivos e satisfatórios quanto ao conteúdo capoeira no âmbito escolar, enquanto conteúdo nas aulas de educação física numa perspectiva politico-pedagógica e cultural e temos como perspectiva, possibilitar que mais crianças e adolescentes possam ter contato com a prática da Capoeira nas aulas de Educação Física escolar.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleO significado da capoeira para escolares do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Edilson Laurentino dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559214Z7pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Capoeira is a mixture of game, dance and struggle, was created in Brazil by the African slaves. Objective: The present work intends to investigate the meaning of Capoeira by the students of the third year of high school after theoreticalpractical intervention. Methodology: This project has its methodology based on action research. The interventions were carried out at the municipal school Erem Capão Manoel Gomes de Asunción, Pombos - PE, 13 with students from the 3rd year of high school with ages ranging from 17 to 18 years. Capoeira classes were taught by the researcher himself. In total, six 50-minute classes were held. For three weeks. Data collection was carried out by means of annotations of students' verbalizations during class, annotations on the talk wheels at the end of the class and application and analysis of individual abstracts related to the contents of capoeira, in a perspective of their historical and conceptual relations. Results: The results showed in the writings of the students in their summaries in-depth on the history of capoeira, conceptual coherence about capoeira and importance of the continuity of capoeira classes in school. Final considerations: The study showed positive and satisfactory results regarding capoeira content in the school context, as content in physical education classes from a political-pedagogical and cultural perspective and we have as perspective, to enable more children and adolescents to have contact with the practice of Capoeira in the School Physical Education classes.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5899754997437585pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIEIRA, André da Silva.pdf9,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons