Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23164
Title: Avaliação da Educação física escolar: possibilidades e superação
Authors: ARRUDA, Marcela Daniela Muniz
Keywords: Educação física escolar;Avaliação escolar
Issue Date: 16-Jan-2018
Citation: ARRUDA, M. D. M.
Abstract: No presente estudo foi discutida a Avaliação da Educação Física Escolar, objetivando analisar o papel reducionista que ela tem assumido no âmbito escolar e buscando novos referenciais. Entendemos que a avaliação é uma categoria que está presente em todos os domínios da atividade humana, indo desde o julgar, o comparar e o avaliar, até a reflexão organizada que se caracteriza como tomada crítica de decisões. Se tratando da instituição escolar, desde o século XVI a escola, a partir de uma pedagogia tradicional e tecnicista, utiliza exames e provas como forma de avaliação. Nos Anos 70 e 80 a avaliação educacional é posta como área do conhecimento e, a partir da década de 90, estudos sobre avaliação educacional tomaram proporções, principalmente, com a finalidade de controlar os processos educativos. Em se tratando da avaliação nas aulas de Educação Física, historicamente, ela se preocupa quase que exclusivamente em desenvolver a aptidão física. Desta forma, nos questionamos quais serão os avanços possíveis para o processo avaliativo da Educação Física no chão da escola pública conduzida a partir de concepções críticas e propositivas Nosso objetivo foi analisar a prática avaliativa sugerida por duas concepções críticas de Educação/Educação Física. Metodologicamente, utilizou-se a Revisão Bibliográfica. Concordamos que para efetivação de uma avaliação crítica no ambiente escolar, é preciso compreendê-la na sua totalidade e realizá-la através de uma pedagogia histórico-crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23164
Appears in Collections:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARRUDA, Marcela Daniela Muniz.pdf935.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons