Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23164

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorARRUDA, Marcela Daniela Muniz-
dc.date.accessioned2018-01-16T18:27:48Z-
dc.date.available2018-01-16T18:27:48Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.date.submitted2017-12-13-
dc.identifier.citationARRUDA, M. D. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23164-
dc.description.abstractNo presente estudo foi discutida a Avaliação da Educação Física Escolar, objetivando analisar o papel reducionista que ela tem assumido no âmbito escolar e buscando novos referenciais. Entendemos que a avaliação é uma categoria que está presente em todos os domínios da atividade humana, indo desde o julgar, o comparar e o avaliar, até a reflexão organizada que se caracteriza como tomada crítica de decisões. Se tratando da instituição escolar, desde o século XVI a escola, a partir de uma pedagogia tradicional e tecnicista, utiliza exames e provas como forma de avaliação. Nos Anos 70 e 80 a avaliação educacional é posta como área do conhecimento e, a partir da década de 90, estudos sobre avaliação educacional tomaram proporções, principalmente, com a finalidade de controlar os processos educativos. Em se tratando da avaliação nas aulas de Educação Física, historicamente, ela se preocupa quase que exclusivamente em desenvolver a aptidão física. Desta forma, nos questionamos quais serão os avanços possíveis para o processo avaliativo da Educação Física no chão da escola pública conduzida a partir de concepções críticas e propositivas Nosso objetivo foi analisar a prática avaliativa sugerida por duas concepções críticas de Educação/Educação Física. Metodologicamente, utilizou-se a Revisão Bibliográfica. Concordamos que para efetivação de uma avaliação crítica no ambiente escolar, é preciso compreendê-la na sua totalidade e realizá-la através de uma pedagogia histórico-crítica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação Escolarpt_BR
dc.titleAvaliação da Educação física escolar: possibilidades e superaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxIn the present study, the School Physical Education Assessment was discussed, aiming to analyze the reductionist role it has assumed in the school context and searching for new references. We understand that evaluation is a category that is present in all domains of human activity, ranging from judging, comparing and evaluating, to organized reflection that is characterized as critical decision-making. In the case of the school institution, from the sixteenth century the school, using a traditional and technicist pedagogy, uses exams and tests as a form of evaluation. In the 1970s and 1980s, educational evaluation was set up as an area of knowledge, and since the 1990s, studies on educational evaluation have taken proportions mainly for the purpose of controlling educational processes. When it comes to assessment in Physical Education classes, historically, it is concerned almost exclusively with developing physical fitness. In this way, we ask ourselves what the possible advances will be for the evaluative process of Physical Education on the floor of the public school conducted from critical and propositive conceptions Our objective was to analyze the evaluation practice suggested by two critical conceptions of Education / Physical Education. Methodologically, the Bibliographic Review was used. We agree that in order to carry out a critical evaluation in the school environment, it is necessary to understand it in its totality and to carry it through a historical-critical pedagogy.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8979287363825113pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARRUDA, Marcela Daniela Muniz.pdf935,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons