Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23164
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antônio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | ARRUDA, Marcela Daniela Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T18:27:48Z | - |
dc.date.available | 2018-01-16T18:27:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, M. D. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23164 | - |
dc.description.abstract | No presente estudo foi discutida a Avaliação da Educação Física Escolar, objetivando analisar o papel reducionista que ela tem assumido no âmbito escolar e buscando novos referenciais. Entendemos que a avaliação é uma categoria que está presente em todos os domínios da atividade humana, indo desde o julgar, o comparar e o avaliar, até a reflexão organizada que se caracteriza como tomada crítica de decisões. Se tratando da instituição escolar, desde o século XVI a escola, a partir de uma pedagogia tradicional e tecnicista, utiliza exames e provas como forma de avaliação. Nos Anos 70 e 80 a avaliação educacional é posta como área do conhecimento e, a partir da década de 90, estudos sobre avaliação educacional tomaram proporções, principalmente, com a finalidade de controlar os processos educativos. Em se tratando da avaliação nas aulas de Educação Física, historicamente, ela se preocupa quase que exclusivamente em desenvolver a aptidão física. Desta forma, nos questionamos quais serão os avanços possíveis para o processo avaliativo da Educação Física no chão da escola pública conduzida a partir de concepções críticas e propositivas Nosso objetivo foi analisar a prática avaliativa sugerida por duas concepções críticas de Educação/Educação Física. Metodologicamente, utilizou-se a Revisão Bibliográfica. Concordamos que para efetivação de uma avaliação crítica no ambiente escolar, é preciso compreendê-la na sua totalidade e realizá-la através de uma pedagogia histórico-crítica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Escolar | pt_BR |
dc.title | Avaliação da Educação física escolar: possibilidades e superação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | NASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the present study, the School Physical Education Assessment was discussed, aiming to analyze the reductionist role it has assumed in the school context and searching for new references. We understand that evaluation is a category that is present in all domains of human activity, ranging from judging, comparing and evaluating, to organized reflection that is characterized as critical decision-making. In the case of the school institution, from the sixteenth century the school, using a traditional and technicist pedagogy, uses exams and tests as a form of evaluation. In the 1970s and 1980s, educational evaluation was set up as an area of knowledge, and since the 1990s, studies on educational evaluation have taken proportions mainly for the purpose of controlling educational processes. When it comes to assessment in Physical Education classes, historically, it is concerned almost exclusively with developing physical fitness. In this way, we ask ourselves what the possible advances will be for the evaluative process of Physical Education on the floor of the public school conducted from critical and propositive conceptions Our objective was to analyze the evaluation practice suggested by two critical conceptions of Education / Physical Education. Methodologically, the Bibliographic Review was used. We agree that in order to carry out a critical evaluation in the school environment, it is necessary to understand it in its totality and to carry it through a historical-critical pedagogy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8979287363825113 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARRUDA, Marcela Daniela Muniz.pdf | 935,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons