Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23160
Title: Abordagem dos conteúdos em zoologia no exame nacional do ensino médio (ENEM)
Authors: SILVA, Dayane Guimarães
Keywords: Zoologia - questões;Ensino
Issue Date: 16-Jan-2018
Citation: SILVA, D. G.
Abstract: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente tornou-se o meio de ingresso nas Universidades, sejam elas públicas ou privadas, a partir da nota obtida. O ENEM traz em sua nova proposta questões que estejam cada vez mais integradas com diversas áreas do conhecimento e comum ao cotidiano do estudante. O presente estudo analisou a abordagem dos conteúdos de Zoologia nas questões exigidas pela nova edição do ENEM (2009 a 2016), verificando a porcentagem dos conteúdos da Zoologia, a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade e a relação com o cotidiano do estudante. Inicialmente as questões de zoologia foram quantificadas, e posteriormente agrupadas em categorias quanto a, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, contextualização e a presença ou ausência de elementos visuais e com relação à análise de conteúdo foi adotado a análise de Bardin. De um universo de 450 questões referentes à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de 157 questões de Biologia, observou-se que 34 continham conteúdos de Zoologia, relacionados a sete dos grandes Filos trabalhados no Ensino Médio. Dentre as questões, 25 eram multidisciplinares (Ecologia, Genética, Botânica entre outras) e nove interdisciplinares (Química, Física e Língua Portuguesa). Vinte e uma questões apresentaram algum nível de contextualização. Em relação aos elementos visuais, apenas cinco questões possuíam imagens e dois quadros. Estas estavam relacionadas com outras áreas de conhecimento. Os conteúdos de Zoologia foram abordados em todos os anos analisados representando um número significativo de questões quando comparado com outras áreas abordadas. Foram formuladas a partir de questões relacionadas com o cotidiano do estudante e integradas com outras áreas do conhecimento diminuindo assim o enfoque conteudista, deixando de lado a memorização vista com mais frequência nos antigos vestibulares. Porém, a abordagem de questões com ilustrações e interdisciplinares apresentou baixa abordagem. Desse modo há a necessidade de maior elaboração de questões que abranjam esses elementos para que haja estímulo visual na interpretação, bem como a utilização de conhecimentos de outras disciplinas na resolução das questões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23160
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Dayane Guimarães.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons