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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23160

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorSILVA, Dayane Guimarães-
dc.date.accessioned2018-01-16T17:33:23Z-
dc.date.available2018-01-16T17:33:23Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.date.submitted2017-07-03-
dc.identifier.citationSILVA, D. G.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23160-
dc.description.abstractO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente tornou-se o meio de ingresso nas Universidades, sejam elas públicas ou privadas, a partir da nota obtida. O ENEM traz em sua nova proposta questões que estejam cada vez mais integradas com diversas áreas do conhecimento e comum ao cotidiano do estudante. O presente estudo analisou a abordagem dos conteúdos de Zoologia nas questões exigidas pela nova edição do ENEM (2009 a 2016), verificando a porcentagem dos conteúdos da Zoologia, a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade e a relação com o cotidiano do estudante. Inicialmente as questões de zoologia foram quantificadas, e posteriormente agrupadas em categorias quanto a, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, contextualização e a presença ou ausência de elementos visuais e com relação à análise de conteúdo foi adotado a análise de Bardin. De um universo de 450 questões referentes à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de 157 questões de Biologia, observou-se que 34 continham conteúdos de Zoologia, relacionados a sete dos grandes Filos trabalhados no Ensino Médio. Dentre as questões, 25 eram multidisciplinares (Ecologia, Genética, Botânica entre outras) e nove interdisciplinares (Química, Física e Língua Portuguesa). Vinte e uma questões apresentaram algum nível de contextualização. Em relação aos elementos visuais, apenas cinco questões possuíam imagens e dois quadros. Estas estavam relacionadas com outras áreas de conhecimento. Os conteúdos de Zoologia foram abordados em todos os anos analisados representando um número significativo de questões quando comparado com outras áreas abordadas. Foram formuladas a partir de questões relacionadas com o cotidiano do estudante e integradas com outras áreas do conhecimento diminuindo assim o enfoque conteudista, deixando de lado a memorização vista com mais frequência nos antigos vestibulares. Porém, a abordagem de questões com ilustrações e interdisciplinares apresentou baixa abordagem. Desse modo há a necessidade de maior elaboração de questões que abranjam esses elementos para que haja estímulo visual na interpretação, bem como a utilização de conhecimentos de outras disciplinas na resolução das questões.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectZoologia - questõespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAbordagem dos conteúdos em zoologia no exame nacional do ensino médio (ENEM)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxThe National High School Examination (ENEM) has now become the means of entering Universities, whether public or private, based on the grade obtained. The ENEM brings in its new proposal issues that are increasingly integrated with several areas of knowledge and common to the student's daily life. The present study analyzed the approach of the contents of Zoology in the questions required by the new edition of the ENEM (2009 to 2016), verifying the percentage of the contents of Zoology, the multidisciplinary and interdisciplinarity and the relation with the daily life of the student. Initially the questions of zoology were quantified, and later grouped in categories as to, interdisciplinarity, multidisciplinarity, contextualization and the presence or absence of visual elements and in relation to content analysis was adopted the analysis of Bardin. From a universe of 450 questions related to the area of Natural Sciences and its Technologies and 157 questions of Biology, it was observed that 34 contained Zoology contents, related to seven of the great Filos worked in High School. Among the questions, 25 were multidisciplinary (Ecology, Genetics, Botany among others) and nine interdisciplinary (Chemistry, Physics and Portuguese Language). Twenty-one questions presented some level of contextualization. In relation to the visual elements only five questions had images and two pictures. These were related to other areas of knowledge. The contents of Zoology were approached in all the analyzed years representing a significant number of questions when compared to other areas addressed. Were formulated from questions related to the daily life of the student and integrated with other areas of knowledge thus reducing the content approach, leaving aside the memorization Seen more frequently in the old vestibular. However, the approach to issues with illustrations and interdisciplinary has presented a low approach. So there is a need for more elaboration of questions that cover these elements to have a visual stimulus in interpretation, as well as the use of knowledge from other disciplines in the resolution of questions.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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