Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2306
Título: Um framework de métricas de produtividade e eficiência energética em data centers
Autor(es): GOLDHAR, Marcos Porto
Palavras-chave: TI Verde; Métricas; Eficiência Energética; Data Centers
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Porto Goldhar, Marcos; André Guimarães Ferraz, Carlos. Um framework de métricas de produtividade e eficiência energética em data centers. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Originada da grande preocupação com os impactos econômicos e ambientais decorrentes da operacionalização dos serviços de tecnologia da informação, a TI Verde é baseada em iniciativas que buscam diminuir os efeitos nocivos deste setor, ao mesmo tempo em que conservam ou até incrementam os seus benefícios. Os gestores dessa área, por sua vez, necessitam de instrumentos que forneçam uma visão objetiva de onde e como podem ser otimizadas suas operações, sobretudo nas estruturas de data centers, considerados os grandes vilões no que se refere ao consumo de energia. Considerando que não há como gerenciar sem medir, as métricas surgem como elementos fundamentais para fornecer esta visão. Neste contexto, a presente dissertação propõe a utilização de um framework de métricas relacionadas à produtividade e eficiência energética, composto tanto de métricas já consolidadas, desenvolvidas por respeitadas entidades como o Green Grid e o Uptime Institute, como também de indicadores desenvolvidos neste estudo. Os requisitos e implicações para determinar os resultados das métricas são abordados na apresentação de um caso prático realizado numa organização alinhada com a sustentabilidade ambiental em seus negócios. Para melhor ilustrar como a utilização sistemática deste framework pode fornecer aos gestores uma perspectiva integrada de seus data centers, identificando onde os investimentos serão mais efetivos, esta dissertação traz ainda o protótipo de uma ferramenta de gestão baseada no framework, o qual demonstra como os resultados podem ser interpretados de forma a incrementar as atividades de gerenciamento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2306
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2938_1.pdf1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.