Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22961

Comparte esta pagina

Título : Proposta de aplicativo em avaliação da aprendizagem para auxílio de professores de biologia
Autor : SILVA, Guilherme Genival da
Palabras clave : Software de Avaliação; Suporte ao docente; Avaliação da aprendizagem
Fecha de publicación : 10-ene-2018
Citación : SILVA, G. G.
Resumen : O presente trabalho teve como finalidade conceber uma proposta de aplicativo de auxílio em processos avaliativos para professores de biologia. Sabendo da importância das Tecnologias para o processo educacional, buscamos responder aos seguintes questionamentos: qual o papel da avaliação da aprendizagem em biologia? Como aplicativos podem auxiliar o professor na prática avaliativa? O que são softwares, aplicativos e tags (palavras-chave)? A proposta de aplicação baseou-se na perspectiva da avaliação formativa, na qual possibilitou a construção desta proposta esquematizada através de fluxogramas que revelam esquemas parciais e total da aplicação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com material disponível entre os anos de 1990 a 2017 sobre conceitos de avaliação. O software Cmap Tools versão 6.02 foi usado como uma ferramenta para delinear e explicar as funcionalidades esperadas do aplicativo para uma melhor visualização. O uso de aplicativos pode propiciar uma mudança na prática pedagógica do professor levando-o a otimizar e usar melhor o tempo utilizado na sala de aula com seus alunos, na esperança de fazer um bom trabalho pedagógico. A criação neste trabalho de uma proposta de aplicação pode fornecer uma nova visão sobre o uso de tecnologias no campo da avaliação, permitindo foco ao professor, ao seu trabalho pedagógico. Com esta proposta, o professor pode acompanhar a aprendizagem de seus alunos através da pré-avaliação dada pelo aplicativo. O aplicativo mostra os graus de acertos e erros de seus alunos colocando o professor consciente de seus objetivos para que haja sua intervenção pessoal mais rápida. Buscou-se com esta proposta contribuir em novas ideias e experiências para professores de biologia em seus processos avaliativos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22961
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, GUILHERME GENIVAL DA.pdf2,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons