Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22961

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da
dc.contributor.authorSILVA, Guilherme Genival da
dc.date.accessioned2018-01-10T19:03:17Z
dc.date.available2018-01-10T19:03:17Z
dc.date.issued2018-01-10
dc.date.submitted2017-11-27
dc.identifier.citationSILVA, G. G.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22961
dc.description.abstractO presente trabalho teve como finalidade conceber uma proposta de aplicativo de auxílio em processos avaliativos para professores de biologia. Sabendo da importância das Tecnologias para o processo educacional, buscamos responder aos seguintes questionamentos: qual o papel da avaliação da aprendizagem em biologia? Como aplicativos podem auxiliar o professor na prática avaliativa? O que são softwares, aplicativos e tags (palavras-chave)? A proposta de aplicação baseou-se na perspectiva da avaliação formativa, na qual possibilitou a construção desta proposta esquematizada através de fluxogramas que revelam esquemas parciais e total da aplicação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com material disponível entre os anos de 1990 a 2017 sobre conceitos de avaliação. O software Cmap Tools versão 6.02 foi usado como uma ferramenta para delinear e explicar as funcionalidades esperadas do aplicativo para uma melhor visualização. O uso de aplicativos pode propiciar uma mudança na prática pedagógica do professor levando-o a otimizar e usar melhor o tempo utilizado na sala de aula com seus alunos, na esperança de fazer um bom trabalho pedagógico. A criação neste trabalho de uma proposta de aplicação pode fornecer uma nova visão sobre o uso de tecnologias no campo da avaliação, permitindo foco ao professor, ao seu trabalho pedagógico. Com esta proposta, o professor pode acompanhar a aprendizagem de seus alunos através da pré-avaliação dada pelo aplicativo. O aplicativo mostra os graus de acertos e erros de seus alunos colocando o professor consciente de seus objetivos para que haja sua intervenção pessoal mais rápida. Buscou-se com esta proposta contribuir em novas ideias e experiências para professores de biologia em seus processos avaliativos.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoftware de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectSuporte ao docentept_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleProposta de aplicativo em avaliação da aprendizagem para auxílio de professores de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8pt_BR
dc.description.abstractxThe present work had as purpose to conceive a proposal of aid application in evaluation processes for biology teachers. Knowing the importance of Technologies for the educational process, we seek to answer the following questions: what is the role of learning assessment in biology? How can applications assist the teacher in evaluative practice? What are softwares, applications and tags (keywords)? The application proposal was based from the perspective of the formative evaluation, in which it made possible the construction of this proposal schematized through flowcharts that reveal partial schemas and total of the application. For this, a bibliographical survey was carried out with material available from 1997 to 2017 about evaluation concepts. Cmap Tools software version 6.02 was used as a tool to outline and explain the expected functionality of the application for better visualization. The use of applications can propitiate a change in the pedagogical practice of the teacher leading him to optimize and use better the time used in the classroom with his students, hoping to do a good pedagogical work. The creation in this work of an application proposal can provide a new vision about the use of technologies in the field of evaluation, allowing focus to the teacher, to his pedagogical work. With this proposal the teacher can follow the learning of his students through the pre-evaluation given by the application. The application shows the certain degrees and mistakes of your students by making the teacher aware of their goals so that their particular intervention is faster. we sought to contribute with new ideas and experiences for biology teachers in their evaluation processes.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, GUILHERME GENIVAL DA.pdf2,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons