Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22950
Título: Análise do conceito de meio ambiente em livros didáticos a partir da perspectiva do Modelo de Reconstrução Educadional (MRE)
Autor(es): SILVA, Alex Júnior da
Palavras-chave: Meio ambiente; Livros didáticos – análise
Data do documento: 10-Jan-2018
Citação: SILVA, A. J.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o Conceito de Meio Ambiente nos Livros Didáticos do Ensino Médio, a partir da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O Meio Ambiente é o conjunto de fatores bióticos e abióticos, ou seja, tudo aquilo que têm vida e as que não têm. São unidades ecológicas como a vegetação, microorganismos, solo, rochas, animais e incluindo todos os fenômenos que acontecem na natureza. Para a análise, foram utilizados dois Livros Didáticos do Ensino Médio, dos quais focamos nos capítulos referentes ao conceito de Meio Ambiente. A partir dos resultados obtidos, podemos perceber que embora os Livros Didáticos tenham conteúdos que tratem a respeito do tema em questão, não encontramos em nenhum deles o Conceito de Meio Ambiente. Ponto importante dentro do contexto ambiental, além do que muitos dos temas propostos não trazem uma abordagem ampla das consequências provocadas pelas ações humanas. Dessa forma, nos remete a importância de que o tema seja mais amplamente trabalhado nos Livros Didáticos, de forma que contemple as lacunas presentes nesses conteúdos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22950
Aparece na(s) coleção(ções):(CAV-LCB) - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Alex Júnior da.pdf538,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons