Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22950
Title: Análise do conceito de meio ambiente em livros didáticos a partir da perspectiva do Modelo de Reconstrução Educadional (MRE)
Authors: SILVA, Alex Júnior da
Keywords: Meio ambiente;Livros didáticos – análise
Issue Date: 10-Jan-2018
Citation: SILVA, A. J.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o Conceito de Meio Ambiente nos Livros Didáticos do Ensino Médio, a partir da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). O Meio Ambiente é o conjunto de fatores bióticos e abióticos, ou seja, tudo aquilo que têm vida e as que não têm. São unidades ecológicas como a vegetação, microorganismos, solo, rochas, animais e incluindo todos os fenômenos que acontecem na natureza. Para a análise, foram utilizados dois Livros Didáticos do Ensino Médio, dos quais focamos nos capítulos referentes ao conceito de Meio Ambiente. A partir dos resultados obtidos, podemos perceber que embora os Livros Didáticos tenham conteúdos que tratem a respeito do tema em questão, não encontramos em nenhum deles o Conceito de Meio Ambiente. Ponto importante dentro do contexto ambiental, além do que muitos dos temas propostos não trazem uma abordagem ampla das consequências provocadas pelas ações humanas. Dessa forma, nos remete a importância de que o tema seja mais amplamente trabalhado nos Livros Didáticos, de forma que contemple as lacunas presentes nesses conteúdos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22950
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Alex Júnior da.pdf538.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons